sexta-feira, 12 de abril de 2019

IMBÉ, SANTUÁRIO DOS PÁSSAROS


Arno Eugênio Carrard



Jardins bem cuidados, muita arborização e gramados, IMBÉ nasceu sob o signo de um pequeno paraíso, com suas construções horizontais e unifamiliares, arquitetura rara, lagos encantadores e ausência de poluição controlada por fossas septicas. Tem uma das maiores diversidades de pássaros no Estado. Uma foto colhida na minha residência, que não aparece e fica defronte um prédio, poucos metros da Câmara e Prefeitura, depara-se com 11 caturritas barulhentas e agitadas que se refestelam com pica-paus, socós, saracuras, pombos, bentevis, corujas, canarinhos, e demais, disputando espaço no comedor e no gramado, em busca de alimentos. 

Durante décadas a Associação Comunitária de Imbé Braço-Morto luta por esses valores que não se compatibilizam com construções multifamiliares e arranha-céus. O Imbé é uma das praias menos poluídas do Atlântico Sul, com muito sol, ventos e areia. Mas o lençol freático tangendo a superfície do solo, por sua origem e constituição pantanosa, impede a canalização do esgoto e infelizmente prédios vêm sendo construídos sob o beneplácito das autoridades competentes, com a promessa de construção de futuros emissários. E as graves consequências ambientais advirão.
 Se na foto uma criança alegre, passeando com a mãe de bicicleta, sorri para as belíssimas caturritas reais, quiçá no futuro os pais apontarão para o alto indicando para as crianças pipas de papel imitando as aves.

Nenhum comentário: