quarta-feira, 20 de março de 2019

A CASA DE BRENO CALDAS



Um dos homens mais importantes da comunicação, da política e da economia do Rio Grande do Sul por 50 anos - de 1930 a 1980 -, Breno Caldas, dono do Correio do Povo, se encantou com um morro da zona sul de Porto Alegre,  junto ao rio Guaíba, perto do bairro de Belém Novo. 
Comprou a sua parte mais alta, de onde se via o rio e todo a região. 
Numa viagem à Espanha, viu a casa de seus sonhos. Conseguiu a planta, que previa  até um espaço, na entrada, para os visitantes deixarem seus cavalos, e mandou fazer uma igualzinha, lá no topo do morro. Com o passar dos anos, foi comprando os terrenos à volta, até ter espaço suficiente para realizar mais uma das paixões: a criação de cavalos. Surgia o Haras do Arado. E sua propriedade se estendeu até  beira do rio, onde passou a ter uma praia privativa e um embarcadouro. 
Ali ancorou o Aventura, o seu iate, com o qual saía, com amigos, para viagens que iam a Montevidéu,  Buenos Aires ou não passavam da lagoa dos Patos. 
Na casa mandou fazer apartamentos para os filhos - gostava de ver a família reunida nos fins de semana -, piscinas. Tinha todo o conforto, como aquecimento de água central. 
Todos os dias ele dirigia o seu Mercedes até a sua empresa, a Cia. Jornalistica Caldas Júnior - e depois do fechamento da edição do Correio do Povo voltava. A casa do Arado era o seu refúgio, o seu lazer. Na varanda do segundo andar gostava de meditar, olhando a belíssima paisagem de lavouras e campos. 




A vista da varanda da frente da casa, com piscinas para adultos e crianças



O escritório de Breno Caldas 



O ancoradouro




A praiinha, no Guaíba





Estas fotos foram feitas em dezembro de 2009. Na época, participei da produção de um livro sobre a vida e a obra de Breno Caldas. A equipe, liderada por Núbia Silveira, era composta também por João Borges de Souza e Celito de Grandi. Fizemos muitas entrevistas mas o livro acabou não saindo devido ao falecimento de Celito, em 2014. Ele seria o escritor. 
Na foto, João, a esquerda,  Celito, à direita. Passamos um sábado no Haras, a convite de Breno Caldas Neto e de Nilza Caldas, filha de Breno Caldas. Conversamos muito, percorremos a propriedade e fomos homenageados com um lauto almoço. 
Uma gostosa viagem no tempo. 













4 comentários:

Lauro Dieckmann disse...

Boa!

Lauro Dieckmann disse...

Boa!

Unknown disse...

No Arado também criavam gado da raça Devon

Janeisa Tomás disse...

Eu devia ter uns 6 ou 7 anos quando acompanhei meu pai, que era um amante do turf gaúcho , proprietário de cavalos do prado e despachante do Dr Breno Caldas , a sua residência . O que mais me chamou à atenção , na época , foi o espaço da churrasqueira que na minha lembrança era envidraçado e , também , a praia particular . Estamos falando do final da década de 70 . Nunca esqueci este lugar .