segunda-feira, 9 de março de 2009

BARCELONA!

As Ramblas, onde todo o dia é domingo


Esta é uma das poucas cidades onde o advérbio não tem vez. Aqui ninguém diz "Barcelona é linda, mas...". Não.
É diferente do contrário do Rio de Janeiro, que é linda ...mas tem a violência cada vez mais assustadora. Londres é fantástica, dizem moradores e turistas, "mas o clima é horrível".
A capital da Catalunha passa ao largo dos advérbios mas, contudo, todavia, entretanto. É privilegiada pela natureza, pelo clima. Tem uma história riquíssima (foi macedônia, grega, romana), cultura e língua próprias, gastronomia deliciosa, um povo ao mesmo tempo acolhedor com os estrangeiros e orgulhoso de sua relativa independência do reino espanhol..
Passei em Barcelona apenas uma semana, a trabalho. Pouco, muito pouco para saboreá-la. Mas (e aqui cabe o advérbio) o suficiente para ... bem, para ficar louco de vontade de voltar.







A torre da esquerda é o hotel Arts. Localizado em frente à marina e à praia mais próxima ao centro da cidade, o Arts é o máximo em conforto, sem que isto signifique ostentação. Nos quartos há frutas frescas sobre a mesa e um home theater com caixas de som até no banheiro . A fachada do hotel é decorada por uma enorme baleia de cobre.






São Pedro contempla Barcelona do alto do morro Dibidabo, em frente à igreja do Coração de Jesus. Junto à igreja há um parque com um mirante de onde se vê toda a cidade. Dibidabo - eu lhe darei, em latim - se refere ao episódio bíblico narrado por Mateus (4:9) em que o demônio leva Jesus ao alto de um monte e lhe oferece todos os reinos do mundo em troca da sua submissão. 





Em Barcelona, o passado convive com o presente. O bairro gótico é uma cidade medieval dentro de uma metrópole moderna.

MONTSERRAT




Os picos rochosos da serra de Montserrat vigiam a Catalunha. Lá no alto, a 1236 metros de altitude, o mosteiro beneditino de Montserrat um ponto de peregrinação desde o ano de 880, quando começou sua construção. A 48 quilômetros de Barcelona, visitar o mosteiro e curtir a paisagem da serra é um dos tantos passeios obrigatórios de quem visita a cidade.

Cristóvão Colombo aponta para o novo mundo, no alto do monumento que domina o porto. Abaixo da estátua há um mirante de onde se avista toda a cidade.



O porto velho foi revitalizado para os Jogos Olímpicos de 1992. Ganhou áreas de lazer, bares e teatros.


As ramblas se destacam como uma mancha verde na paisagem tomada por edificações. Ali a cidade respira. É o seu mais concorrido ponto de encontros.





Nenhum comentário: