quinta-feira, 20 de setembro de 2007

QUE FESTA!














O sueco Ruben Rausing (foto) era obcecado por limpeza. Tinha horror a bactérias, micróbios. Medo de ser intoxicado, de adoecer por causa de algum alimento mal conservado, de respirar um fungo maligno. Tão obcecado que passou dez anos - de 1943 a 1952, desenvolvendo uma embalagem assépica para o leite - a Tetra Pak, feita de camadas de papelão, plástico e alumínio - em sua fabriqueta localizada em Lund, cidade vizinha a Malmö, no sul da Suécia. A invenção (na foto acima, a primeira máquina de embalar, ainda de madeira) deu tão certo que passou a substituir os tambores, os litros de vidro e os sacos de plástico em todos os países do mundo.



A festa dos 50 anos da transnacional foi na antiga casa de campo de Rausing nos arredores da cidade, transformada em colônia de férias dos funcionários. Os convidados desciam dos ônibus e caminhavam por uma trilha iluminada por archotes. No alto da colina, uma mulher tocava gaita sentada num balanço pendurado numa árvore. Dezenas de garçons davam as boas-vindas oferecendo taças de champanha. Durante o jantar - um banquete - um grupo vocal cantava músicas do folclore sueco e internacional. Nas mesas, as conversas subiam de tom a cada taça de champanha, cada grupo falando numa língua diferente.



De madrugada, de volta ao quarto do hotel, entre os brindes deixados em cima da cama havia um CD da banda que recém havíamos ouvido. Bela lembrança de uma noite inesquecível.






Nenhum comentário: