terça-feira, 18 de setembro de 2007

UMA PONTE DA DINAMARCA PARA A SUÉCIA



Chegamos a Madri ao amanhecer e o vôo para Copenhagen só sairia ao meio dia. Nossos anfitriões nos levaram até um hotel para descansarmos algumas horas e depois voltar para o aeroporto. Aquela viagem era convite da Tetra Pak, empresa sueca que fabrica, no mundo todo, aquelas embalagens assépticas usadas para conservar o leite, a água de coco e vários outros produtos sem perda de sabor e qualidade. A Tetra Pak comemorava 50 anos e promoveu uma grande festa em Lund, no Sul da Suécia, onde foi fundada. Eu era um de centenas de jornalistas de todos os continentes e de seis brasileiros convidados. Embarcamos num Boeing 727 da Iberia lotado de dinamarqueses e suecos, quase todos jovens, loiríssimos, bronzeados pelo sol das Ilhas Canárias e das Baleares onde haviam passado as férias. Falavam aos gritos, andavam pelo corredor e davam muitas gargalhadas. Um casal não se importou em trocar de poltrona comigo, e me acomodei junto à janela, bem na frente do avião. O dia estava claríssimo, e eu não me desgrudei da janelinha. Lá de cima vi Bilbao, os campos da França, um pedacinho da Inglaterra, o litoral da Holanda e, finalmente, a costa recortada da Dinamarca. Quando o avião baixou de altitude e os alto-falantes anunciaram que pousaríamos dali a alguns minutos eu já estava de máquina fotográfica pronta. Da minha janela fui batendo fotos enquanto o avião sobrevoava Copenhagen e a vizinha Malmö, na Suécia.





Na foto aérea ao lado, Malmö, cidade industrial e importante porto do Sul da Suécia. Acima, Copenhagen, capital da Dinamarca, e a ponte sobre o canal de Öresund, de 16 quilômetros de extensão, uma das maiores e mais belas do mundo. 

Nenhum comentário: