domingo, 2 de setembro de 2007

O MAIS LONGO DOS INVERNOS


Há muitos anos eu passo algumas semanas em praias nordestinas durante o inverno. Por um desses acasos da vida, no de 2007 eu tive que ficar aqui no Sul. Justamente o inverno mais rigoroso desde pelo menos 1961, o ano em que o 8º Distrito de Meteorologia começou a registrar a temperatura diariamente.
Ao contrário dos europeus, dos americanos do norte, dos  uruguaios e argentinos, com casas equipadas para suportar com algum conforto as baixas temperaturas, aqui no Paralelo 30 a gente sofre. Tudo é mais difícil  quando o termômetro desce abaixo dos 10 graus  teima em não passar dos 15. 
Foram quatro meses, desde 15 de maio, vestindo blusa de lã, aquela pesada jaqueta de couro, o casacão deixado só para aqueles dias e, quem diria, o cuecão.
Com o frio vem o mau humor. As "meninas do tempo" dos telejornais locais, por exemplo, me deixavam irritado pela falta de objetividade, as previsões erradas, as muletas de linguagem tipo "como esfriou, o jeito é..." seguidas de sugestões originais como acender o fogão à lenha, usar poncho, tomar quentão, comer pinhão. E, encarangados de frio, acabamos aderindo à torcida pela neve, ansiosamente aguardada pelos hoteleiros da Serra e pelos turistas de São Paulo que não têm $$$ para ir a Bariloche ou Las Leñas.
Mas há os aspectos positivos no inverno. Aprendi a fazer vários tipos de sopas e me tornei um conhecedor de vinhos tintos baratos. Já sei quais os que devo evitar e os que posso beber sem medo. 
E se alguém nunca provou um escalda-pés, não sabe o que está perdendo. 
A receita: antes de dormir, ferva uma panela de água, jogue dentro de uma bacia ou balde grande com sal e chá de marcela, cidreira ou camomila, acrescente o mínimo possível de água fria e coloque os pés dentro. No início parece que eles vão queimar, mas aos poucos você vai conseguir deixá-los lá dentro. O escalda-pés aquece o corpo e relaxa a alma. É só se tapar até as orelhas e dormir, dormir, dormir. Se possível, até chegar a primavera.

Nenhum comentário: