sábado, 12 de outubro de 2019

HENRY FORD, EMPRESÁRIO ESCLARECIDO



Nos primeiros anos do século XX Henry Ford criou o sistema de produção em série na sua fábrica de carros. Deu certo: a produção aumentou, os custos diminuíram. Só que em vez de demitir trabalhadores para aumentar seus lucros ele fez o contrário: aumentou os salários e reduziu as jornadas dos trabalhadores.
Ford se tornou um ídolo nos Estados Unidos e um exemplo de capitalista esclarecido. Mas seu exemplo não foi seguido - o século não havia terminado e os empresários norte-americanos e de todo o mundo  fizeram o contrário de Ford. Para produzir mais a menor custo, transferiram as fábricas para países onde a mão de obra é mais barata, passaram a usar cada vez mais a automação e demitiram trabalhadores,  substituídos por máquinas.

Como terminará este processo de concentração de renda nas mãos de poucos biliardários e a redução dramática do mercado de trabalho ainda não sabemos.
Um amigo psiquiatra prevê uma sociedade de miseráveis, famintos, desempregados, governados por elites tirânicas e insensíveis. Outro, filósofo, acredita que o próprio capitalismo achará uma saída para a sua sobrevivência, pois de nada adiantará fabricar produtos sem que haja que os possa comprar.
Fica a pergunta: como a humanidade fará esta travessia?

Nenhum comentário: