Herta Elbern E ainda há quem insista em desmerecer o SUS e a sáude pública!
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
PÉ NA BUNDA À HUNGARA
A vida de jornalista é sempre sujeita a sobressaltos. As demissões, justificáveis ou não, fazem parte da vida profissional de todos, e acabam sendo aceitas como algo inevitável. Eu próprio fui vítima de duas rasteiras inesquecíveis, e vivi e ouvi falar de outras tantas.
Mas os húngaros superaram tudo que eu já havia visto. Numa excelente reportagem de Rafael Cariello publicada na revista Piauí de abril de 2017 sobre as tropelias do governo direitista liderado pelo primeiro ministro Viktor Orbán, aquele que fechou com arame farpado as fronteiras do país para impedir a entrada de refugiados, Cariello narra, com riqueza de detalhes, o fim do jornal Népzabadság (A Liberdade do Povo).
Do fim do domínio comunista até 2006, quando a Hungria foi governada pelos socialistas, o Népzabadság, de Budapeste, era o mais importante jornal do país. Mas quando o governo foi derrotado pelo partido Fidesz, numa eleição marcada por denúncias de corrupção e irresponsabilidade fiscal dos socialistas, os novos dirigentes iniciaram uma campanha implacável contra todos os jornais e canais de tevê que ousavam criticá-los.
Orbán, aluno aplicado do russo Vladimir Pútin e do turco Recep Erdogan, começou cortando toda a verba publicitária oficial e das estatais. Empresários amigos dos novos dirigentes passaram a receber privilégios, como contratos para obras em licitações duvidosas, e também eles direcionaram a publicidade para veículos simpáticos ao novo regime.
Abalado pela natural queda de circulação resultante da concorrência da mídia digital e pela perda de receita, o Népzabadság encolheu e passou a demitir jornalistas. Em 2014 a empresa que o publicava foi vendida para um especulador austríaco. Dois anos depois começaram as especulações de que o novo dono negociava a sua venda. A angústia dos jornalistas e gráficos foi aliviada pela notícia de que uma nova redação estava sendo construída do outro lado do rio Danúbio, em Buda, e uma nova fase estava começando.
No dia 7 de outubro de 2016, uma sexta-feira, depois do fechamento, os jornalistas foram instruídos a colocarem suas coisas em caixas numeradas, pois no dia seguinte uma empresa de mudanças levaria tudo para a nova redação, onde seria produzida, no domingo, a edição de segunda-feira.
No sábado mensagens começaram a circular entre os jornalistas com a informação de que era tudo mentira: o jornal não voltaria mais a ser publicado.
Alguns funcionários desinformados chegaram a ir até o novo prédio para trabalhar, mas foram barrados por seguranças.
O outrora crítico jornal húngaro havia sido vendido e, quando voltou a circular, mudou de lado - passou a apoiar o governo.
Aos jornalistas restou o desemprego ou mudar de profissão.
segunda-feira, 28 de outubro de 2019
BASTA DE CAVALOS PUXANDO CHARRETES
Charrete elétrica, em Petrópolis, RJ (foto O Dia)
Numa das primeiras vezes que estive nas Termas do Gravatal, SC, há mais de dez anos, caí na tentação de conhecer o lugar numa daquelas simpáticas charretes puxadas por cavalos.
Éramos apenas eu e minha mulher de passageiros, mas na primeira subida notei que o cavalo, magro, tinha dificuldades para aguentar o tranco. Perguntei se ele estava alimentado. "Quando largar vocês eu vou dar comida a ele", respondeu o cocheiro. Mandei parar ali mesmo, paguei a corrida e pedi que o alimentasse e deixasse descansar.
Desde então sempre que vejo este tipo de veículo lembro o episódio, e me dá uma pena danada ver os pobres bichos ali, parados o dia inteiro, esperando passageiros para mais uma corrida.
Em outras cidades turísticas os Promotores Públicos estão questionando a tração animal para transporte público - as charretes levam até seis passageiros, e não há qualquer controle das prefeituras sobre maus tratos e condições de "trabalho" dos cavalos.
Em Petrópolis, RJ, a Câmara de Vereadores aprovou um decreto proibindo tração animal nas charretes. Modelos com motores elétricos estão em testes. Em Campos do Jordão SP), tuc-tuc (motos adaptadas) estão substituindo os cavalos, mas ainda restam algumas. Em Aparecida (SP), onde fiéis usam charretes para ir do santuário até a porto de Itaguaçu, no rio Paraíba do Sul, onde os pescadores teriam encontrado a imagem de Nossa Senhora, a polêmica está criada, e uma outra solução está sendo buscada pelas autoridades locais e a a administração do santuário.
Basta de maltratar cavalos.
Charretes puxadas a cavalo em Gravatal /SC
sexta-feira, 25 de outubro de 2019
TODOS SOMOS JAQUE
Um senhor grisalho, magrinho, notou minha impaciência com a velhota que, com gestos lentos, catava moedas na carteira para pagar as compras na caixa do supermercado.
- Já sei o teu nome: é Jaque!
Olhei para ele surpreso, e sem me dar tempo da abrir a boca, completou:
- Jaque. Já que estás aposentado, faz isso, faz aquilo. Todos nós, depois que paramos de trabalhar fora, ganhamos este nome. E como tem coisas para fazer, na nossa casa, na casa da vizinha viúva, das cunhadas, das tias entrevadas, da sogra. Eu era contador, agora virei eletricista, encanador, pintor, motorista, cozinheiro.
Concordei com ele, num sorriso solidário. Me lembrei de um amigo que um dia desabafou: se pelo menos pedissem uma coisa de cada vez...
segunda-feira, 21 de outubro de 2019
EM GRAVATAL, UM EXEMPLO PARA O SUS
Incomodado por uma tosse renitente, fui até a UBS (Unidade Básica de Saúde) das Termas do Gravatal (SC), onde passo uns dias, para tentar uma consulta com um médico. Cheguei às 11h e a secretária agendou a consulta para as 13h.
Voltei lá, e depois de ser cadastrado uma técnica de enfermagem mediu a minha pressão, temperatura, batimentos cardíacos e até nível de glicose, tudo normal. A seguir uma enfermeira me esperava para uma entrevista.
Dez minutos depois fui atendido por um jovem médico, que fez um exame clínico e receitou um xarope e um anti -inflamatório. Mostrei a receita para a atendente e ela entrou na farmácia (uma porta ao lado) e me deu os remédios.
A UBS tem dois médicos por turno, duas técnicas de enfermagem e uma enfermeira. Conta também com um consultório dentário completo, com um dentista por turno.
COMENTÁRIOS DE AMIGOS NO FACEBOOK:
Voltei lá, e depois de ser cadastrado uma técnica de enfermagem mediu a minha pressão, temperatura, batimentos cardíacos e até nível de glicose, tudo normal. A seguir uma enfermeira me esperava para uma entrevista.
Dez minutos depois fui atendido por um jovem médico, que fez um exame clínico e receitou um xarope e um anti -inflamatório. Mostrei a receita para a atendente e ela entrou na farmácia (uma porta ao lado) e me deu os remédios.
A UBS tem dois médicos por turno, duas técnicas de enfermagem e uma enfermeira. Conta também com um consultório dentário completo, com um dentista por turno.
COMENTÁRIOS DE AMIGOS NO FACEBOOK:
- Clovis Heberle não estou entre eles. e olha que tenho usado bastante.
- Mirian Cascaes Silveira Que bom ! Deveria ser assim o médico receitar o que tem ali mesmo prà já sair com a medicação! 👏👏👏parabéns ao SUS de Santa Catarina.
- Adriana Paranhos O SUS é o mesmo em todo país. Queri dizer, regras, orientações, procedimentos unificados. Mas em alguns locais, os caras sacaneiam msm. Então o problema nunca foi o sistema. E sim as pessoas.
- Clovis Heberle sim. e depende das secretarias estaduais de Saúde e das prefeituras, pois o sistema é integrado.
- Jorge Vangelino Silveira Rodrigues Quando fui representante de laboratório em Sta Catarina e no Paraná nas escolas tinha técnico de higienização bucal para orientar as crianças.
- Jorge Vangelino Silveira Rodrigues Não sei se hoje ainda é essa realidade.
- Sandra Rodrigues Que bom se fosse assim em todo o Brasil...
- João Antônio Lopes Garcia Isso é Brasl,mas é SUS
- Maria Ignes Hessel Não se pode tirar a pressão e sim medir..kkkk Boa noite..
- Clovis Heberle valeu, já corrigi.
- Marilesia Cardoso de Aguiar Em Porto Alegre depende do Bairro. Minha irmã usa uma us do alto da Tristeza e minha empregada usa uma na Vila São José. Ambas são muito bem atendidas. Já um irmão que usa uma do Bairro Cavalhada (ao lado da Tristeza), é mal atendido e, pra conseguir um especialista, marca de um semestre para outro!
- Ieda Risco SC. E aqui no RS, postos em greve na capital.
- Otálio Bordini Camargo Bah
Aqui num hospital recrutaram Amoxilina para o sintoma SEMELHANTES ao teu ocasionou forte reação
Fui salvo no HPS- Clovis Heberle que coisa
- Otálio Bordini Camargo Receitaram
- Clovis Heberle olha, lá no Imbé também funciona bastante bem. Mês passado um médico tava gazeando, o povo se queixou ao prefeito e ele foi lá no posto e o demitiu por justa causa.
- Solange Bittencourt Clovis Heberle gazeando revela a idade kkkkk Ponto para o prefeito!
- Otálio Bordini Camargo Sintomas..... cirurgia cataratas logo.. daí erros
- Clovis Heberle que horror.
- Rosa Maria Pitsch Brasil que deu certo! E aqui no RS nossas façanhas são coisas de um passado MUITO distante!
- Nara Barbosa Que atendimento ótimo! Tua pressão tá normalíssima. Que bom!
- Nara Barbosa Clóvis, amanhã é certo, vou para Camboriú, já estou arrumando minhas maletinhas.
- Clovis Heberle uhuuuuuuu!!!! que te vayas bien y te quedes mejor!
- Jaime Dresch Ah! Se todas as UBS fossem assim!
Deveriam ser. - José Luiz Prévidi Olha, a UPA de Tramandaí não fica devendo para essa aí
- Clovis Heberle nunca me queixei do atendimento do Imbé, mas este realmente me impressionou.
- José Luiz Prévidi Fui uma vez na UBS, o Postinho, em Nova Tramandaí. 15b minutos o médico me atendeu.
- Carlos Wagner O SUS funciona nas cidades pequenas
- Nazaré de Almeida Me caiu os Butiá do bolso também.
- Rosane Giron Parabéns
- Rosane Furtado É gestão, menos corrupção, e o dinheiro destinado ao serviço rende. Bom saber que existe
- Monica Oechsler Vicenzi Aquilo que é correto acontecer nos surpreende... tem algo bem errado nos serviços públicos...😊
- Carlos Notari Alô Marchesan, é assim que se faz!
- Lauro Dieckmann Sim, o SUS melhorou muito.
- Lauro Dieckmann ia acrescentar (mas o novo teclado me atrapalhou) que foi um programa implantado á moda Miguelão, sem um projeto piloto, para adequar as coisas. fruto da Constituição Cidadã, foi uma revolução no sistema. começou a funcionar em 1990, jã são, portanto,…Ver mais
- Clovis Heberle lembro. o meu cunhado, que acabou falecendo ano passo, foi tratado com dignidade e eficiência.
- Ildo Silva da Silva Que show o seu relato Clovis Heberle. Boa notícia é a notícia extraordinária. Torcendo por um tempo em que este atendimento será normal e os "butias cairão do bolso" quando o atendimento for ruim.
- Clovis Heberle perfeito, Ildo Silva da Silva. No Imbé (RS), onde passo a maior parte do tempo, o atendimento médico no posto de Saúde é bem razoável, mas nhá muito que melhorar. Este modelo deveria - e poderia - ser seguido. Ah, desculpe o erro de concordância no título. Usei uma expressão gauchesca, que em geral é dita assim, misturando singular com plural. Abraço
- Nelson Baibich Sou uma prova do SUS que funciona.Sou atendido no Posto de Saúde da Ponta das Canas ha vários anos.É o sistema de Atendimento ao Idoso( fazer o quê, rsrsrs). Consulta agendada por telefone, uma hora com o médico de família, todos os exames pelo SUS e remédios de uso contínuo retirados no próprio posto.Não posso reclamar.Quando tinha Unimed esperava até meses para ter uma consulta de 10 minutos.
- Regina Lemos Nelson Baibich para consulta pelo IPE tem que esperar um mês, dependendo de qual médico quer consultar.
- Nelson Baibich Regina Lemos eu imagino minhas irmãs são aposentadas do Estado aí e sofrem com isso.
- Francisco Aito Vitorino Por estes fatos é que muita gente está indo para santa Catarina.
- Jairo Raymundo Os postos de Saude de Santa Catarina sempre ofereceram um atendimento excelente. No mínimo, desde a década de 80. Usei-os muito!!!
- Alceu Panini Respeito ao cidadão. Parabéns aos profissionais e a gestão.
- Luiz Reni Coutinho Marques O Posto de Saúde Municipal de Xangri-lá (RS) funciona bem. Fui algumas vezes, sempre bem atendido.
- Carmen Carlet Minha mãe mora em Imbituba. Já foi assim. Me caía os butiá do bolso tb. Hoje, eles voltaram pro bolso pq piorou. E isto que o perfeito é médico.
- Priscila Lobato de Magalhães Eu tava com uma tosse também e acho que o gengibre me fez bem, esquento com água e coloco suco de uva, fica um quentão!! Melhoras porque tosse é chato demais!! Aqui no posto tem médico uma vez por semana! Viva os butias!!
- Ubiratan Freitas Me parece pelo que escuto e leio. Que em Santa Catarina,tudo( ai está o exemplo), funciona melhor!
Partindo de Impostos muito mais baratos! O RS está se esperando em ser um Estado Rico,mas falido! - Gilmara Gil Sempre é bom saber que tem UBS funcionando bem. Segue o tratamento e bom descanso.
Assinar:
Postagens (Atom)