domingo, 30 de junho de 2019

CARROCEIROS, CAVALOS, CARROÇAS







Esta foto, de um carroceiro carregando carcaças de geladeiras pelas ruas do Imbé, está causando uma enorme polêmica entre os moradores da cidade.
A maioria não aceita mais a tração animal, em pleno século 21. Como em outros municípios, se discute a proibição do uso de cavalos para o transporte de cargas, com base na Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art.32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A questão não é tão simples assim. Aqui no Litoral Norte, o nordeste gaúcho, quem está na pior anda a pé. Melhorou um pouco, compra bicicleta. Os carroceiros já estão num patamar superior: têm um veículo para transportar pequenas cargas e com isso garantir o seu sustento.
Os cavalos, em geral, são bem alimentados e tratados. Proibir as carroças, simplesmente, seria jogar na miséria uma parcela desta população que vive na periferia de Tramandaí, Imbé, Capão e outras cidades, onde o inverno é longo, frio, de ruas encharcadas. Um panorama bem diferente do verão à beira-mar, onde os veranistas chegam para passar temporadas ou fins de semana.
Assim como não é aceitável que cavalos sejam usados como tração para carroças, a dura realidade exige que o problema seja resolvido com bom senso.

Nenhum comentário: