O fusca foi idealizado em 1933 pelo ditador alemão Adolf Hitler. Ele queria um carrinho de preço acessível, econômico, resistente, que acomodasse a família alemã média da década de 1930 - dois adultos e três crianças. Tinha que atingir uma velocidade de 100 km/h e ter motor refrigerado a ar, para que a água não estourasse o radiador quando congelasse com frio abaixo de zero grau.
Numa época em que muitos carros ainda eram parecidos a carruagens, com carrocerias de madeira, era um desafio e tanto. O projetista Ferdinand Porsche apresentou o modelo que mais se aproximava ao que Hitler, um apaixonado por carros, queria.
Revolucionário para a época, com sua forma de besouro moldada em aço e motor traseiro transversal refrigerado a ar, o fusca sofreu muitos aperfeiçoamentos até que os primeiros protótipos começaram a fase de testes, quatro anos depois. Soldados da SS rodaram com eles milhares de quilômetros pelas estradas alemãs e os defeitos que apareceram foram solucionados. A produção começou em 1938, e só terminou em 2003, quando a montadora do México fechou. Foi o carro mais vendido da história.
No Brasil, a produção do fusca também teve o dedo do governo. Foi por vontade política do presidente Juscelino Kubitcheck, que apostou no apoio à indústria automobilística e na construção de rodovias para o desenvolvimento do país, que a Volkswagen instalou uma fábrica em São Paulo, em 1959, e se tornou a líder em vendas no país. Nas décadas de 60 e 70 o fusca reinou praticamente sem rivais. Tinha preços acessíveis, era econômico e resistente. Encarava tanto estradas asfaltadas quanto de terra. Qualquer família de classe média podia ter o seu carrinho usado.
Foi só na década de 80 que a Fiat, com seu Mille (depois de corrigir defeitos que arranharam a sua imagem), a GM com o Chevette (projetado pela sua subsidiária Opel, alemã, de onde veio também a linha Opala e depois Corsa e Astra) e a Ford, com o Corcel, passaram a dividir o mercado. A VW interrompeu a produção em 1986 depois de lançar o Gol (os primeiros modelos, com motor a ar, também tiveram que ser aperfeiçoados). Em 1993 o presidente Itamar Franco (de novo o governo...) pediu à Volkswagen que relançasse o fusca, mas a experiência durou apenas três anos. Ele já não competia, em preço, conforto e segurança com os concorrentes.
O Jipe ( Jeep) também foi projetado por exigência de um governo. Em 1939 a Alemanha iniciou a Segunda Guerra Mundial, e 1940 o exército dos Estados Unidos decidiu lançar uma concorrência para a construção de um veículo leve de transporte para quatro soldados, com tração nas quatro rodas, motor potente e mobilidade em qualquer terreno.
A Willys foi a vencedora, mas os engenheiros do exército incorporaram alguns detalhes do protótipo de Ford. As duas fábricas foram contratadas para produzirem a enorme quantidade de veículos que a guerra exigia.
O modelo foi um enorme sucesso na guerra, e depois dela a Willys conseguiu na Justiça o direito de produção exclusiva. Exportou principalmente para países do terceiro mundo. Na década de 1950 parou a sua linha de produção nos Estados Unidos, pois os jipes já não tinham mais serventia nas autoestradas norte-americanas.
A fábrica foi trazida para o Brasil, e começou a produzir em 1952. Os jipes Willys, e depois a caminhonete Rural Willys, fizeram um grande sucesso, especialmente nas regiões onde as estradas eram precárias ou não existiam. A montadora aproveitou a plataforma do jipe para produzir também o Aero Willys, com linhas suaves, apesar da rusticidade da mecânica e da suspensão. Mais tarde o carro foi reestilizado. Com suas linhas retas, parecia com um tanque de guerra.
A Ford comprou a Willys em 1967 e até 1986 continuou produzindo o jipe, a Rural e o Aero Willys. Também aproveitou a plataforma do jipe para lançar um carrinho que fez muito sucesso, o Corcel. Muito feio, mas bem confortável, resistente e econômico. Alguns ainda rodam por aí.
Fusca e jipe. Duas histórias de sucesso. Com o dedo dos governos.
Meu primeiro carro foi este fusca azul "calcinha" 1974.
Um bom companheiro de aventuras.
Um comentário:
igual a cor do meu... Igualzinho, era um 1.500.
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