sábado, 12 de setembro de 2009

HOTÉIS CONFORTÁVEIS


Entardecer em Porto Alegre visto da piscina aquecida do Piazza Navona




Escolher um hotel ou pousada cinco estrelas com diárias de quinhentos reais ou dólares para se hospedar é fácil, desde que você tenha muito dinheiro ou não precise pagar a conta ( estive em alguns, mas sempre como convidado). Complicado é achar um lugar onde se tem todo conforto pagando em torno de  200 reais, fora da alta temporada, claro. É preciso pesquisar, pedir sugestões a amigos, e mesmo assim há um risco enorme de se quebrar a cara. Os sites não são confiáveis - os editores sempre mascaram os defeitos e exageram nas qualidades, e é grande o risco de uma decepção na hora de chegar.

Um bom hotel ou pousada deve ter, pelo menos, boa localização, quartos espaçosos, colchões firmes (os macios massacram a coluna), silêncio à noite (os que ficam em avenidas movimentadas devem ter vidros anti-ruído), ar condicionado ou ventilador de teto, um bom café da manhã e atendimento amistoso.

A primeira pousada em que me hospedei, em Porto Seguro, há 25 anos, tinha apenas o quatro com banheiro e uma pequena varanda com rede. Nada de ar condicionado, piscina. Nem TV ela tinha. Mas foi uma descoberta. Não havia portaria, a chave ficava com o hóspede. O próprio dono , sua mulher e filhos faziam e serviam o café da manhã e providenciavam na troca das toalhas e lençóis. A convivência com eles foi uma lição sobre a Bahia e os baianos.
De lá para cá, as pousadas foram se sofisticando, e oferecem tudo aquilo que existe nos melhores hotéis, com a vantagem de serem pequenas e darem atendimento personalizado. Algumas contam com cozinha completa, TV a cabo e acesso à internet sem fio, sem que isso pese no valor da diária. Vou indicar alguns dos melhores hotéis e pousadas onde me hospedei, e espero que você contribua com outras dicas. Quem sabe montamos um banco de dados sobre pousadas e hotéis maneiros e acessíveis?
Pousada Brisas do Mar, em Floripa

Pousada Arraial Candeias, no Arraial da Ajuda


AS DICAS




Rio de Janeiro
Hotel Atlantis, no Arpoador. Excelente localização, entre Copacabana e Ipanema, tem todos os serviços e é confortável. Da piscina, na cobertura, se tem uma vista da praia, de um lado, e das favelas nos morros, do outro.

Belo Horizonte
Hotel Ibis. A duas quadras da praça da Liberdade, foi construído junto a uma mansão dos anos 50, onde funciona a portaria e o restaurante. O ponto fraco é a falta de aquecimento nos quartos - no inverno faz frio à noite.
Hotel Savassi. O mais chique da belô dos anos 60, ainda conserva o seu charme - tem até pianista no restaurante, à noite.

Porto Seguro
Atravesse o rio Buranhém e se hospede numa pousada do Arraial da Ajuda (neste blog tem um post enorme sobre o vilarejo). Há diárias e opções para todos os bolsos e gostos. A minha dica é a pousada Arraial Candeias, linda, confortável e bem localizada. A piscina é excelente, os apartamentos são amplos e têm ar condicionado.

Florianópolis
Na praia do Campeche, o hotel-pousada São Sebastião da Praia. Localizado perto da praia, a dois quilômetros da avenida Pequeno Príncipe, entre árvores e flores, atrai micos das matas próximas, que às vezes dão shows para os hóspedes. Conta com uma boa piscina e quadra de tênis, e o restaurante funciona para café, almoço e jantar. Há uma academia ao lado, para quem quiser fazer esteira. Os apartamentos são enormes, com quarto e sala (antigamente tinha fogão e cozinha completa) e ar condicionado.

Um pouco mais adiante, no Condomínio Novo Campeche, uma pequena pousada chamada Brisas do Mar é uma pequena jóia. São apenas 10 apartamentos quarto e sala, com cozinha completa, TV a cabo, internet wireless. Não tem piscina, mas para chegar até a praia basta caminhar uma quadra.

Porto Alegre
Todos os hotéis (até o Sheraton) dão bons descontos para quem se hospeda nos fins de semana (sexta-feira inclusive). Sugiro o flat Piazza Navona, localizado na avenida Independência, próximo à João Telles. A piscina aquecida na cobertura faz a diferença.

Nenhum comentário: