terça-feira, 3 de junho de 2008

TIRADENTES E PARATY

DUAS JÓIAS COLONIAIS


Tiradentes e Paraty surgiram e se tornaram cidades importantes no início do século 18, quando os bandeirantes descobriram veios de ouro e pedras preciosas nas serras de Minas Gerais. O ouro tirado das minas de Mariana, Vila Rica (depois Ouro Preto), Sabará, Congonhas, Tiradentes (então São José) , São João del Rei e outras cidades era transportado por um único caminho - o Caminho Real - até o porto de Paraty, de onde seguia para Portugal.
Na metade do século, a extração cada vez maior de diamantes na região de Diamantina e a falta de segurança do porto de Paraty, constantemente atacado por piratas escondidos nas dezenas de ilhas da região, obrigaram o governo português a abrir uma nova estrada – o Caminho Novo, ligando Diamantina e Ouro Preto ao Rio de Janeiro, sem passar por Tiradentes.

Aos poucos, o Caminho Velho foi abandonado, assim como as cidades por onde ele passava, com suas minas já esgotadas. O porto de Paraty perdeu sua utilidade. Isoladas, a economia reduzida à atividade agrícola, as outrora opulentas Tiradentes e Paraty ficaram esquecidas por mais de cem anos. Graças a isto, os prédios construídos pelos barões do ouro se mantiveram intactos. Só no início do século passado, com a construção de estradas, foram redescobertas.
Protegidas por decretos que tombaram seus centros históricos, se tornaram atrações turísticas. Irmãs gêmeas ligadas pelo mesmo destino histórico, sobreviveram à destruição e hoje permitem uma viagem ao passado, cada qual com sua personalidade - uma na Serra, outra à beira-mar - , mas o mesmo charme. É muito difícil conhecê-las e não se apaixonar.

ESTRADA REAL




Em 1701, o Conselho Ultramarino aconselhou o rei de Portugal a restringir os caminhos que levavam às minas de ouro e pedras preciosas. "Quantos mais forem os caminhos, mais descaminhos haverá", recomendou. O rei aceitou o conselho, e foi aberto o Caminho Real, ligando Vila Rica (depois Ouro Preto), em Minas Gerais, ao porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Meio século depois, uma nova estrada foi aberta, encurtando percurso até o Rio de Janeiro. De Diamantina, as pedras preciosas percorriam um terceiro roteiro até Ouro Preto. 
No mapa ao lado, a Estrada Real e os seus três caminhos: de Diamantina a Ouro Preto (azul), o caminho velho(vermelho) e o novo (amarelo).

Atualmente, o Caminho Real é um dos mais procurados destinos turístico-culturais de Minas Gerais. Para quem não conhece a região, o melhor é procurar uma agência de viagens para conhecer as cidades históricas em excursões. Quem quiser alugar um carro para a viagem até o século dezoito, uma recomendação: reserve bastante tempo, porque as distâncias são grandes, e tome muito cuidado com as estradas, mal conservadas e pessimamente sinalizadas.





Um comentário:

Viajando com Jamboo Turismo disse...

Prezado Clovis: entrei na era do Blog como sabes, e estou aqui para desfrutar dos teus escritos; Quando passei em Paraty em 2002, numa viagem costeira, de carro (até Natal) tive imensa curiosidade no Caminho das Pedras Preciosas, aqui descrito por ti; agora através do teu notável espírito desbravador estou apto a encarar este caminho. PARABÉNS, Newton Bopprè Corrêa.