domingo, 30 de março de 2008

ILHA GRANDE




Chamar a Ilha Grande de paradisíaca não é exagero. Lá a natureza é exuberante, o clima excelente o ano inteiro, não há carros, caixas eletrônicos ou turismo de massa - só se chega até ela de barco. As flores e os pássaros estão em todo lugar e a água do mar, de cor verde esmeralda, é um convite ao mergulho. A ilha se tornou conhecida pela Penitenciária Cândido Mendes, onde foram confinados, entre tantos outros presos políticos, o escritor Graciliano Ramos, durante a ditadura Vargas (o livro Memórias do Cárcere foi escrito lá), e Fernando Gabeira, na década de 70. As ruínas do prédio, demolido em 1994, são agora atração turística, mas a maioria dos visitantes prefere mesmo curtir as praias, as matas, as montanhas. E, principalmente, a preguiça, numa das pousadas simples ou luxuosas, mas sempre aconchegantes e confortáveis.

Abraão, a maior vila da ilha, onde estão quase todas as pousadas. Daqui saem barcos todas as manhãs para as outras praias e podem ser contratados guias para caminhadas ou escaladas às montanhas.

Do Rio a Angra dos Reis são 150 quilômetros. Os ônibus saem de hora em hora. Além de Angra, há barcas que saem de Mangaratiba.


A chegada da barca sempre é uma festa.




PLACAS NAS RUAS PARA CONSCIENTIZAR OS TURISTAS DA IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A NATUREZA









Deixe a trilha sonora ficar por conta da natureza. 
Caçar e prender animais é crime em toda a Ilha. 
A natureza não precisa de seu lixo. Leve-o de volta.







No meio da mata, uma jaqueira. Dormir debaixo de uma árvore destas é um perigo - uma jaca pode pesar até 10 quilos.


Esta é uma das 86 belas praias, quase todas acessíveis apenas por barco ou caminhadas pelas matas. A ilha é uma área de preservação ambiental. Nos seus 193 quilômetros quadrados há dois parques estaduais e uma reserva biológica.

Nenhum comentário: