domingo, 24 de fevereiro de 2019

PARAÍSOS




A Ilha Reunião, no Oceano Índico, perto de Madagascar, é um paraíso, com mar de águas tépidas de cor azul-turquesa, coqueirais, florestas, montanhas, cachoeiras, clima agradável e hotéis para bilionário nenhum botar defeito. 
Por ser um território ultramarino da França (assim como Guadalupe e outras ilhas do Caribe, e a Guiana), a ilha se tornou um playground dos franceses, que lá passam suas férias, e uma alternativa para aqueles que querem mudar de vida. Afinal, quem não deseja viver no paraíso, e sem precisar morrer?
Reunião atrai também, claro, escroques de todo tipo, traficantes, alpinistas sociais e trabalhadores africanos e asiáticos para fazer o serviço pesado em hotéis, restaurantes e na construção civil.
Este foi o cenário escolhido pelos produtores da série Cut, que vai ao ar TV5 francesa . Gosto de ver por causa dos cenários belíssimos, mas o enredo, apesar dos personagens bronzeados, mulheres bonitas, com a elegância descontraída desses lugares, é uma sucessão de traições, ambição desmedida, chantagens e, de vez em quando, um assassinato.
Eu, você e a torcida do Flamengo sonhamos, desde jovens, em morar num lugar que o chavão das reportagens de turismo chama de "paradisíaco". Conheço muita gente que apostou em seus sonhos e se deu bem. Jamais deixaria o seu pedacinho de céu.
Mas muitas vezes o sonho acaba em decepção - as pessoas são iguais, em qualquer lugar. E aquela cidadezinha nas montanhas, a ilha ou a praia que conquistou o nosso coração acabam ficando apenas na recordação, ou para passar as férias.

Nenhum comentário: