sábado, 30 de setembro de 2017

ANCIONATO MARIANA

UMA CASA DE REPOUSO




Dona Suelly no dia do seu 98º aniversário, em 9/6/2017

A decisão de internar um pai ou uma mãe numa geriatria é sempre difícil, dolorida. Tirar uma pessoa de sua casa e colocá-la num lugar onde passará a conviver com outros idosos que não conhece, cuidada por funcionárias muitas vezes despreparadas - sem falar em casos de maus tratos - é sempre a última opção de uma familia que não tem como solucionar o problema de outra forma. 
Foi o caso de minha sogra,  Suelly Orsini Lobato. Até os 93 anos ela fazia questão de cuidar da casa e cozinhar para ela e o filho mais velho, com quem morava, mesmo caminhando com andador. Mas em 2012 sofreu uma queda, fraturou uma perna e passou a necessitar de cadeira de rodas. Como as outras cinco filhas moram em  cidades de outros estados - só há dois anos uma delas,  Lizete, depois de se aposentar, veio morar no Imbé  - Lais e eu tivemos que buscar uma solução. Visitamos várias geriatrias, no Litoral: dona Suelly não admtia ficar longe de seu filho, que necessita de cuidados especiais. 
Acabamos optando pelo Ancionato Mariana, em Mariluz.  A proprietária,  Neila Pereira, uma técnica em enfermagem, é  obcecada pela limpeza, a alimentação e pelo cuidado na administração dos medicamentos, tarefa que executa pessoalmente. 
É um lugar simples mas bem equipado, onde tudo funciona, e os idosos são tratados com respeito e carinho.  Neila e suas auxiliares conquistaram a confiança de dona Suelly, e a nossa.
Desde então praticamente nos mudamos para o Imbé, para poder dar o apoio a ela.  Vamos visitá-la a cada poucos dias, e estamos em contato permanente. Para poder viajar por 20 dias, nas férias, temos que montar um esquema para não deixá-la desassistida. 
Nesses cinco anos e meio, o único problema sério que ocorreu foi quando uma das filhas que veio visitá-la e insistiu em levá-la para o apartamento que alugara. Deixou-a cair, e ela sofre até hoje as consequências de um braço fraturado.
Na sua nova casa ela  passa as tardes vendo filmes de sua coleção de dvds e mantém sua boa saúde,  continua lúcida e falante, apesar de seus 98 anos.  
E nós só temos a agradecer à equipe do Ancionato Mariana por todos estes anos de cuidados e atenção e a Deus por nos proteger nesta jornada.  



Dezembro de 2015. 
Da direita para a esquerda: as filhas Lizete e Lais, dona Suelly, Neila e Clovis


  

Nenhum comentário: