sexta-feira, 2 de maio de 2014

AEROMÓVEL

SOLUÇÃO DE MIAMI PARA PORTO ALEGRE...     E OUTRAS CIDADES



Em Miami o problema da circulação pelo centro da cidade  foi resolvido pelo MetroMover - sistema de transporte semelhante ao do aeromóvel, com vagões movidos a eletricidade, totalmente automatizados, que deslisam sobre monotrilhos suspensos por colunas de concreto. 
É um transporte público gratuito, funciona das cinco horas da manhã à meia noite, e ao longo dos seus sete quilômetros de linha circular com paradas de duas em duas quadras há escolas, hotéis,  parques, uma arena de esportes, o mercado Bayside e estações de metrô e ônibus para os bairros e cidades da região metropolitana. 
O MetroMover de Miami, assim como os de Jacksonville, na Flórida, e de Detroit, cidade na fronteira com o Canadá, são silenciosos, não poluem o ar e os custos para sua construção são muito  inferiores aos de um metrô subterrâneo. 
Bem que o centro de Porto Alegre poderia ter as suas linhas de aeromóveis, com o mesmo sistema já em funcionamento entre a estação Aeroporto do metrô o Terminal 2  do aeroporto Salgado Filho.  Os ônibus dos bairros teriam estações de transbordo junto às suas paradas, evitando o congestionamento e a poluição das ruas e avenidas da área central, como a Salgado Filho, a Independência, a Mauá, a João Pessoa, a Loureiro da Silva e a Borges de Medeiros.
Os passageiros desembarcariam fora do perímetro central e  continuariam seus itinerários de aeromóvel, gratuitamente, até os seus destinos - rodoviária, Mercado Público, Usina do Gasômetro, Centro Administrativo,  campus central da Ufrgs, Santa Casa. 
Na época dos bondes, Porto Alegre já teve linhas circulares. Os planejadores urbanos da prefeitura poderiam retomar o conceito, adaptando-o à realidade de hoje. 
Livrar o centro da cidade dos ônibus e acabar com as filas de passageiros nas calçadas das avenidas Salhado Filho e Borges de Medeiros poderia ser  um passo importante para a sua revitalização.




O sistema MetroMover foi inaugurado em 1986, ampliado em 1994 e deu tão certo que a prefeitura de Miami tem um projeto para estender sua linha até Miami Beach. 
Em 2013 transportou 105 mil pessoas.
As informações e as três fotos acima são do site da prefeitura de Miami


Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre,   será ser a primeira cidade brasileira com uma linha de aeromóvel para transporte de massa. As obras devem começar ainda no final de 2014. O aeromóvel, com dois vagões em cada sentido, ligará o bairro Guajuviras à Praça do Avião, no centro da cidade, e a estação do Trensurb, o metrô de superficie, num percurso de 5,7 quilômetros.







Nenhum comentário: