SOLUÇÃO DE MIAMI PARA PORTO ALEGRE... E OUTRAS CIDADES
Em Miami o problema da circulação pelo centro da cidade foi resolvido pelo MetroMover - sistema de transporte semelhante ao do aeromóvel, com vagões movidos a eletricidade, totalmente automatizados, que deslisam sobre monotrilhos suspensos por colunas de concreto.
É um transporte público gratuito, funciona das cinco horas da manhã à meia noite, e ao longo dos seus sete quilômetros de linha circular com paradas de duas em duas quadras há escolas, hotéis, parques, uma arena de esportes, o mercado Bayside e estações de metrô e ônibus para os bairros e cidades da região metropolitana.
O MetroMover de Miami, assim como os de Jacksonville, na Flórida, e de Detroit, cidade na fronteira com o Canadá, são silenciosos, não poluem o ar e os custos para sua construção são muito inferiores aos de um metrô subterrâneo. Bem que o centro de Porto Alegre poderia ter as suas linhas de aeromóveis, com o mesmo sistema já em funcionamento entre a estação Aeroporto do metrô o Terminal 2 do aeroporto Salgado Filho. Os ônibus dos bairros teriam estações de transbordo junto às suas paradas, evitando o congestionamento e a poluição das ruas e avenidas da área central, como a Salgado Filho, a Independência, a Mauá, a João Pessoa, a Loureiro da Silva e a Borges de Medeiros.
Os passageiros desembarcariam fora do perímetro central e continuariam seus itinerários de aeromóvel, gratuitamente, até os seus destinos - rodoviária, Mercado Público, Usina do Gasômetro, Centro Administrativo, campus central da Ufrgs, Santa Casa.
Na época dos bondes, Porto Alegre já teve linhas circulares. Os planejadores urbanos da prefeitura poderiam retomar o conceito, adaptando-o à realidade de hoje.
Livrar o centro da cidade dos ônibus e acabar com as filas de passageiros nas calçadas das avenidas Salhado Filho e Borges de Medeiros poderia ser um passo importante para a sua revitalização.
O sistema MetroMover foi inaugurado em 1986, ampliado em 1994 e deu tão certo que a prefeitura de Miami tem um projeto para estender sua linha até Miami Beach.
Em 2013 transportou 105 mil pessoas.
As informações e as três fotos acima são do site da prefeitura de Miami
Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, será ser a primeira cidade brasileira com uma linha de aeromóvel para transporte de massa. As obras devem começar ainda no final de 2014. O aeromóvel, com dois vagões em cada sentido, ligará o bairro Guajuviras à Praça do Avião, no centro da cidade, e a estação do Trensurb, o metrô de superficie, num percurso de 5,7 quilômetros.
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