quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A EVOLUÇÃO DE CAMBORIÚ

 
Balneário Camboriú, com sua baía ornada por uma muralha de edifícios, já foi a mais brega das praias do litoral catarinense.  
Descolado era ir para um dos inúmeros "paraísos", aquelas praiinhas exclusivas, quase desconhecidas, como Bombas/Bombinhas, do Rosa, Garopaba, Pinheira e as da ilha de Santa Catarina. Só que com o passar dos anos a invasão descontrolada e a especulação imobiliária desfiguraram  quase todas elas, trazendo consigo as pragas da poluição e da destruição das belezas naturais.
Enquanto isso, a "Copacabana do Sul" passou a  atacar os problemas que a assolavam  - entre eles a poluição - e assumiu de forma responsável a sua vocação turística, abrigando também um número cada vez maior de pessoas, especialmente aposentadas, que decidiram morar na cidade, atraídas pelo seu clima agradável,  a infraestrutura e a segurança.   
Na Camboriú de hoje, o trânsito, organizado e sinalizado, permite o tráfego fácil de quem anda de carro - fora da temporada de verão, claro. Uma linha de ônibus circular serve com eficiência a orla. Há dois bons shoppings e um comércio exuberante ao longo da avenida Brasil, paralela à praia. Na avenida Atlântica, à beira-mar,  dezenas de hotéis, restaurantes, bares e sorveterias fazem a alegria de turistas de todo país. Ruas, avenidas e a praia são limpadas diariamente. Guardas municipais e PMs, apoiados por câmeras de segurança, são uma garantia de tranquilidade. Assim,  ninguém tem pressa de ir para casa quando a noite cai. O movimento nas ruas se prolonga até a madrugada, algo cada vez mais raro nas cidades brasileiras assoladas pela violência.


O censo IBGE de 2010 constatou que Balneário Camboriú, emancipado em 1960 de Camboriú, localizado do outro lado da BR 101,  tem pouco mais de 100 mil  moradores. Nos meses de janeiro e fevereiro a população salta para mais de um milhão de pessoas, atingindo a maior  densidade demográfica de Santa Catarina - 2.350 habitantes por quilômetro quadrado. É o segundo menor município do estado.


Um passeio no teleférico é programa obrigatório para quem quer ter uma vista provilegiada das praias do balneário

Uma Copacabana em miniatura, limpa e segura

A barra do rio Camboriú, protegida por um molhe

Nenhum comentário: