domingo, 21 de agosto de 2011

DE VOLTA PARA O PASSADO

 Arraial d'Ajuda, agosto/2011

O telefone público é mais um direito que o brasileiro está perdendo. 
Os orelhões que param de funcionar  não são consertados nem substituídos pelas "teles", estas entidades que se adonaram da telefonia brasileira e reinam absolutas, sem nenhum controle.
As empresas alegam que a manutenção dos orelhões é cara e o retorno financeiro pequeno.  Para mascarar o seu descaramento, argumentam que com a popularização dos celulares não há mais necessidade de telefones públicos. Esquecem, de propósito, o ponto de vista do consumidor: sai muitíssimo mais barato falar de um orelhão, num país em que as tarifas estão entre as mais altas do mundo. E não há Anatel nem qualquer órgão público para defender o direito do povo a uma comunicação acessível, alternativa ao celular.  
Aliás, se a Veja, a Folha ou outro jornal ou revista quiserem entrar a fundo no assunto, está aí uma sugestão. Certamente renderá manchetes e, talvez, demissões.
No Arraial d'Ajuda, distrito de Porto Seguro, Bahia, resta apenas UM telefone público, mas em péssimas condições. Para usá-lo é preciso habilidade e sorte. O jeito é ir a um posto telefônico, como era até a década de 1980,  quando as cabines da Telebahia eram a única forma de comunicação telefônica com o lugar.  As telefonistas anotavam os recados e deixavam num mural. Passar lá para lê-los fazia parte da rotina diária dos moradores e turistas.
Depois vieram os orelhões, os celulares e a telefonia foi privatizada.
Agora, estamos de volta ao passado.


4 comentários:

Carlos Karnas disse...

Perfeita a observação e lúcido o comentário. Aliás, o apuro dos teus escritos postados é de quem não se distancia do jornalismo nem no acalanto do 'dolce far niente'. Maravilha! Karnas

Clovis Heberle disse...

Meu caro,
quando inaugurei este blog,em agosto de 2007, me identifiquei no perfil como jornalista aposentado". O amigo Otálio Camargo observou que jornalista não se aposenta, mesmo que pare de trabalhar formalmente. A tua elogiosa observação prova que ele estava certo.
Muito obrigado, um forte abraço
Clovismethypn

Taddeu Vargas disse...

Como sempre arguto, pontual, sensível e justo! Gostaria de voltar ao passado para ter Clóvis Heberle comandando a Agência RBS. Ai poderíamos ter está notícia na pag. 3, com a repercussão correspondente. Abraço forte e bela estada ai em Porto Seguro.

Clovis Heberle disse...

Amigo,
pelo que estou vendo, a repercussão deste post está sendo bem grande.
Obrigado, abraços