sábado, 13 de novembro de 2010

AS CASAS DA SANTA CASA


Criada por Aviso Real de Dom João VI, rei de Portugal, em 19 de outubro de 1803, confirmado em 1822 por Dom Pedro I, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre começou a receber doentes em 1º de janeiro de 1826. Em 1899 o rendimento de 57 casas alugadas na cidade era a principal fonte de recursos e garantia de atendimento gratuito à população carente da capital da Província.
Em 1906 a Provedoria decidiu construir imóveis para alugar em seu enorme quarteirão de 78 mil metros quadrados. Começou com oito casas na avenida Independência, concluídas em 1907. Nos anos seguintes foram construídos prédios ao longo da mesma avenida e depois na rua Sarmento Leite e na avenida Osvaldo Aranha, até a praça Argentina. Além de abrigarem dezenas de famílias, neles funcionavam uma livraria, um brechó, um armazém, pequenas lojas e o ateliê dos fotógrafos Léo Guerreiro e Sioma Breitman, imigrante ucraniano falecido em 1980 que se notabilizou por fotos de personalidades como Getúlio Vargas, Procópio Ferreira, Erico Verissimo e Villa Lobos.
A partir da década de 70, as casas foram abandonadas ou demolidas por falta de recursos para mantê-las em condições de serem ocupadas.
Em outubro de 2007 a Provedoria iniciou um projeto de restauração de alguns dos prédios da avenida Independência que escaparam da demolição para a instalação de um Centro Histórico-Cultural. O coquetel de lançamento, ao ar livre, junto às obras, foi um emocionado encontro de antigos moradores, seus familiares e descendentes. Entre os mais conhecidos, compareceram o folclorista Paixão Cortes e a ex-deputada Dercy Furtado. Cartazes colocados em painéis, intitulados "Morar...nas Casas da Santa Casa", expunham trechos dos depoimentos sobre o privilégio de terem vivido nelas.


Na foto aérea de 1949 cedida pela Provedoria da Santa Casa podem ser vistos os prédios do complexo hospitalar e as casas da avenida Independência (à direita) e da rua Sarmento Leite (abaixo), até a esquina da avenida Osvaldo Aranha.


O complexo hospitalar da Santa Casa em 2010:
As obras do Centro Histórico-Cultural, na av. Independência, assinaladas pela seta amarela no alto da foto.

Na rua Sarmento Leite todas as casas foram demolidas para dar lugar ao Hospital Santa Rita, o Hospital da Criança Santo Antônio e a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas, antiga Faculdade Católica de Medicina.

A seta amarela de baixo assinala o local onde antes havia o casarão, na esquina da rua Sarmento Leite com a avenida Osvaldo Aranha.

Clique sobre as fotos para ampliá-las

O Centro Histórico-Cultural tem um site para interessados e pesquisadores:

http://www.centrohistoricosantacasa.com.br/

Nenhum comentário: