quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A FESTA DA PRIMAVERA


No hemisfério sul, lá pelo paralelo 30, não há estação como a primavera. É uma festa de sons, aromas, sabores e cores da natureza, mesmo numa metrópole..

2 comentários:

ida disse...

Para mim, oO lugar mais bonito do mundo na primavera é Porto Alegre. Lindas fotos!
Um texto da Cecília que gosto sobre a primavera:
(...) Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação. Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera. (Cecília Meireles - Obra em Prosa)

Clovis Heberle disse...

Ida,
interessante a tua observação sobre a beleza Porto Alegre na primavera. A capital gaúcha no inverno é insuportável pelo frio e a umidade (quem pode escapa para o Nordeste) e no verão pelo calor (quem pode vai para o Litoral). O outono tem seus encantos, mas a primavera é realmente um espetáculo. Esta, especialmente.
Belíssima crônica da Cecília Meireles.
E obrigado pelo elogio. me deu vontade de fotografar tudo por aí, mas me contive...
Um abraço
Clovis