quarta-feira, 6 de agosto de 2008

QUEM NÃO TEM UM REAL??????


Há seis anos a voz de Mateus ecoa no centro de Tramandaí com o mesmo bordão: "Quem não tem um real?"
Todos os dias, faça chuva ou sol, no calor de janeiro ou no frio de julho, duas vezes por dia, no meio da manhã e no meio da tarde, lá está ele gritando "Quem não tem um real?"
É a senha para que funcionários e clientes das lojas, bancos, bares, bancas de camelôs, ou apenas as pessoas que passam por alí abram suas carteiras para tirar uma nota ou moeda de um real e comprar um saquinho com pães de queijo.
Dotado de um inesgotável senso de humor, o padeiro/marqueteiro, sempre vestindo um impecável guarda-pó branco com chapéu de confeiteiro, não desanima quando os fregueses rareiam. Imagina longas filas, emposta a voz de barítono e adverte "calma, pessoal, um por vez, tem pão de queijo para todos" ou pede, em alto estilo,
"faça seu padeirinho milionário, venha comprar o meu pãozinho".
Se mesmo assim não aparece mais ninguém, empurra sua bicicleta de carga e repete a operação na quadra seguinte.
Até agora Mateus não se tornou milionário com a produção e a venda de pão de queijo. Mas sustenta sua família, sem patrões nem empregados. E ainda se diverte bastante.



Mateus, o "Queijinho", se tornou um personagem folclórico da cidade, e quer aproveitar a popularidade para tentar a carreira de político. Concorre a vereador com o lema que repete pelas ruas enquanto vende os seus pãezinhos:
- A vida só é dura para quem é mole!!!






Nenhum comentário: