segunda-feira, 21 de julho de 2008

ÁGUAS TERMAIS, ÁGUAS QUE CURAM





A piscinas dos hotéis Internacional, e Termas(abaixo)  em Gravatal, SC

Mais dúvidas do que certezas cercaram a minha primeira ida a uma estação de águas termais, em Gravatal (SC), em março de 2007. Na fila para embarque no ônibus de turismo, em frente ao Theatro São Pedro, em Porto Alegre, a idade média passava, seguramente, dos 70 anos. 
Quando o ônibus saiu da BR 101, em Tubarão, e as placas indicavam a chegada em Gravatal, meus temores de que havia pago para ficar cinco dias numa cidadezinha sem graça, num asilo para idosos, aumentaram, e fiz um plano B: retornar no dia seguinte.
A viagem continuou e, pouco depois, chegamos a uma vila charmosa, com prédios novos, ruas ajardinadas, lojas e cafés. O hotel foi outra surpresa agradável: cercado de mata e jardins, tem apartamentos amplos, bem decorados, com banheiras e TV a cabo. Era hora do almoço, e a fome pode ter ajudado a realçar o sabor daquele banquete de filés, camarões, saladas e sobremesas.
Depois de uma soneca, era hora de mergulhar na piscina de água limpíssima, que jorra continuamente vinda de 1.300 metros de profundidade. Havia idosos, casais de meia idade, moçada e muitas crianças, vindos de várias partes do Brasil. Nada a ver com um asilo. Nos dias seguintes, banhos, filmes, hidroginástica e caminhadas, almoços e jantares excelentes. E água mineral no chuveiro e na torneira!
Impossível não relaxar, e querer repetir a imersão nessas águas preciosas.

               


 Hotel Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz, SC


Termas de Jurema, Paraná




                                 

Os romanos sabiam o que estavam fazendo ao disseminarem estações de banho com águas aquecidas por todas as cidades do Império. Nada como uma imersão em águas mornas para relaxar. Se a água brota da terra a mais de 37 graus, melhor ainda. Tem propriedades terapêuticas que vão do alívio para artrite e reumatismo até problemas estomacais. Os hotéis de Gravatal, a 20 quilômetros de Tubarão, ao pé da Serra do Rio do Rastro, e Caldas da Imperatriz, a 30 quilômetros de Florianópolis, na Serra do Tabuleiro, proporcionam, além dos banhos em piscinas coletivas ou individuais, uma ampla programação de lazer e recreação para adultos e crianças, hidroginástica, sauna, massagens e gastronomia de alta qualidade - as refeições podem ser incluídas nas diárias.
Quatro ou cinco dias são suficientes para que pessoas estressadas e/ou doentes recuperem as energias e a saúde.

Propriedades medicinais dos banhos:
Reumatismos, varicosidade dos membros inferiores , no pós-traumático e no pós-cirúrgico (especialmente ortopédico), sequelas reumáticas crônicas, dermatoses, herpes zoster, abalos emocionais, hipertensão e hipotensão.


Beber a água cura diurese, intoxicações hepatorrenais, litíase do aparelho urinário e da vesícula biliar, distúrbios provocados pelo ácido úrico e inflamações crônicas das vias urinárias.
Inalar o vapor da água alivia rinites, especialmente alérgicas, asma, afecções bronquiais crônicas e bronquite dos fumantes.




Fonte termal do Gravatal 


A piscina térmica coberta do hotel Internacional



e a do Hotel Termas, em Gravatal










2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Clovis,
tu não tens idéia da inveja que fiquei com teu relato, acompanhado pelas fotos testemunhais das águas termais. Quando trabalhei um período em Criciúma (muito curto) o pessoal falava apaixonadamente da Serra do Rio do Rastro e das águas miraculosas de Caldas da Imperatriz, que eu chegava a babar.
Já tiha até esquecido, mas teu post e as imagens me fizeram prometer que meu próximo roteiro, quando me livrar do estresse das campanhas eleitorais que abracei, estarei aí recuperando as forças.
Grato pela dica, amigo. Bom proveito.
Ah, em tempo: recebi teu email sobre a classe média afanadora de tubos de Sensodyne. Tô tentando ver como abordar o tema delicado. Valeu a dica.

Clovis Heberle disse...

Emanuel,
realmente vale a pena, e as termas de Gravatal estão bem próximas de nós. Se antes de ir você (ou outros leitores) quiser outras informações, como preços e instalações das duas que conheci manda um e-mail.
Grato
Um abraço