quinta-feira, 25 de abril de 2024

DAS BARCAS AOS CATAMARÃS

 


Por mais de dez anos, até 1958, quando foi inaugurada a travessia Régis Bitencourt, a ligação de Porto Alegre com Guaíba e o sul do estado era feita por barcas.
Seus terminais eram a Vila Assunção, no sul da cidade. As barcas levavam veículos e passageiros e  operadas pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DAER). 


Os catamarãs começaram a operar em 27 de outubro de 2011. Saem do armazém B3 do cais do Porto, e demoram apenas meia hora para fazer a travessia, a metade do tempo, pelo menos, dos ônibus.





Antes de atravessar o Guaíba, os barcos fazem uma parada no Pontal do Estaleiro para embarque e desembarque de passageiros.


Terminal de Guaíba da Cat Sul, empresa do grupo Ouro e Prata que venceu a concorrência para o serviço de travessia aquática.


 

A zona sul de Porto Alegre vista do outro lado do rio/lago






Mais de cinco mil pessoas viajam diariamente entre Porto Alegre e Guaíba para trabalhar. Mas atravessar o rio para simplesmente dar um passeio até a cidade vizinha é uma boa opção para um fim de semana. A orla de Guaíba é bem cuidada, com um calçadão, bares, restaurantes e áreas de lazer. 


Nenhum comentário: