sábado, 25 de abril de 2015

JAGUARUNA

 O AEROPORTO DO SUL DE SANTA CATARINA



A TAM iniciou no dia 27 de abril de 2015, vôos diários, de segunda a sexta-feira, entre o aeroporto Regional Sul de SC, em Jaguaruna, e o de Congonhas, em São Paulo.
 Inaugurado em dezembro de 2010, o aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi vai atender 48 municípios, onde vivem 900 mil pessoas. 
União, o governo de Santa Catarina e os municípios da região gastaram R$ 60 milhões para a construção do terminal de passageiros, da pista de 2.500 metros e da estrada asfaltada de 4,8 quilômetros até a BR 101.
 A operação do aeroporto é de uma empresa privada. 







Um mês antes da chegada do primeiro Airbus A319 o terminal
de passageiros de Jaguaruna já estava pronto: ar condicionado
(15 aparelhos de 60 mil BTUs), salas de embarque e desembarque, escada rolante e cafeteria. 




Desde que a Infraero e o governo catarinense decidiram que seria necessário construir um novo aeroporto no sul de Santa Catarina - a outra opção seria ampliar o de Criciúma - os prefeitos de Tubarão, Laguna e Araranguá apresentaram seus municípios como a melhor alternativa. Associações comerciais e industriais, as universidades e a bancada de senadores e deputados se uniram para conseguir os recursos para a obra. 
A decisão por Jaguaruna, numa área deserta, que não necessitou de expropriações de casas,  foi tomada por critérios técnicos. 
O aeroporto fica a cerca de 30 quilômetros de Tubarão, 40 de Laguna e a 50 de Criciúma. Está no meio do rico pólo industrial  e comercial em que se transformou o sul de Santa Catarina, com um grande número de fábricas, especialmente de cerâmica. 
A necessidade de um novo aeroporto pode ser medida pela procura de passagens: quase todos os lugares dos primeiros quinze dias  de vôos foram comprados logo depois do início das vendas.





  


Nenhum comentário: