sábado, 25 de outubro de 2014

IPANEMA, NO RIO GUAÍBA

UMA VÍTIMA DA POLUIÇÃO





Ipanema, uma beleza de praia no rio/lago Guaíba, 18 quilômetros ao sul de Porto Alegre. está nos trinques.Tem ciclovia, calcadão,  bares, restaurantes. É tranquila, arborizada. Aos fins de semana, porto-alegrenses de todos os bairros curtem a beira do rio, sozinhos, em família, com os cachorrinhos. 
Quem chega de fora certamente vai achar estranho: ninguém entra na água para tomar banho, por mais quente que esteja o dia! 



Até a década de 1960, Ipanema era um balneário. Famílias de classe média de Porto Alegre  tinham lá os seus chalés de madeira, as mais abastados construíam boas casas na avenida à beira do rio,  e nos meses de janeiro e fevereiro fugiam do calor da cidade para se refrescar nas águas rasas e de poucas ondas do Guaíba. Com a construção da autoestrada Porto Alegre-Osório, o litoral ficou acessível, e a orla do rio mudou de perfil.  As casas de veraneio foram vendidas, Ipanema tornou-se um bairro de moradores e cresceu. 
Córregos antes limpos passaram a receber o esgoto de uma população cada vez maior, lançando suas línguas escuras e malcheirosas em vários pontos da praia.  O rio recebe também  resíduos industriais e domésticos de toda região metropolitana. 
Obras de saneamento tem sido feitas nestas cinco décadas, promessas se repetem a cada administração. A última é de que depois de 2016 a praia estará despoluída e os porto-alegrenses poderão voltar a tomar banho nas águas de Ipanema. Tomara...









Nenhum comentário: