terça-feira, 8 de abril de 2014

CIUDAD DEL ESTE, PARAGUAI

MUVUCA POUCA É BOBAGEM...



Atravessar o rio Paraná pela Ponte da Amizade e "fazer umas comprinhas" em Ciudad del Este está em todos os roteiros turísticos de  Foz do Iguaçu, assim como as Cataratas e a Hidrelétrica de Itaipu. Mas quem vai pela primeira vez tem que usar uma boa dose de paciência e não se importar com alguns inconvenientes. 
Se o interesse do visitante é comprar um perfume, um eletrodoméstico ou uma bebida importada,  os preços dos produtos são semelhantes aos de qualquer free shop, e até mesmo dos que são encontrados em lojas brasileiras, comprados em reais.   Para chegar até os shoppings mais sofisticados, como o Monalisa, é preciso caminhar pelo menos 500 metros, pois as vans de turismo estacionam numa área  próxima à ponte.  Mas andar pelas ruas é um exercício de tolerância para com todo o tipo de vendedores de bugigangas, especialmente adolescentes, que se agarram ao pobre turista querendo empurrar suas quinquilharias, de meias a pen drives. 
As mercadorias mais baratas,  vendidas nas bancas das ruas e nas lojas de alguns centros comerciais, têm procedência duvidosa. São as preferidas pelos muambeiros, que as revendem nos camelódromos. 
Apesar da sua importância econômica - só perde para a capital, Assunción -  a cidade tem um visual feio, um trânsito caótico e é bastante insegura, mesmo para os padrões  brasileiros.   
A situação é tão grave que a Associação dos Empresários de Ciudad del Este, com o apoio da prefeitura e do governo do Paraguai, contratou  o urbanista Cassio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba, para fazer um projeto de reurbanização completa da cidade. 
Uma boa alternativa é fazer as compras no duty free do lado argentino das três fronteiras, logo após a ponte  Tancredo Neves, também chamada de Ponte da Fraternidade, sobre o rio Iguaçu. 
É bonito, organizado, com um estacionamento amplo e arborizado, e as lojas tem muita variedade de produtos, todos legítimos.




Na ida ...

ou na volta,  o trânsito pela ponte é sempre confuso.


O rio Paraná, com  pouca vazão devido à estiagem prolongada, e ao fundo Ciudad del Este


 Inaugurada em março de 1965,  a Ponte da Amizade tem 290 metros de comprimento. Liga as cidades de Foz de Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, e foi importante para que, nestes 49 anos,  se tornassem importantes pólos turísticos e comerciais.  







Nenhum comentário: