(muito bom o post! Adoro fotos de viagem no tempo - aqui em Amsterdam eles colocaram algumas, da época da ocupação nazista, nos lugares em que foram tiradas. Podemos olhar pra foto e depois levantar a cabeça e ver como é hoje. Imrpessionante)
Apesar de não ter sofrido a destruição de bombas - a única ameaça de bombardeio, do Palácio Piratini pelo governo federal na Legalidade, foi abortada por um sargento da Aeronática - Porto Alegre seria um excelente cenário para este tipo de viagem ao passado. Já pensou, espalhar pelo centro da cidade fotos as ruas dos anos 40 para as pessoas verem como uma cidade bonita, charmosa, acolhedora, se transformou no amontoado de caixas de concreto que é hoje? O pior é que a sanha imobiliária que destruiu o centro - hoje desvalorizado e abandonado - está agora avançando sobre bairros residenciais, sem qualquer impedimento legal ou atenção dos jornais, comprometidos com as incorporadoras e seus anúncios coloridos de novos empreendimentos. Um abraço oceânico, meu caro!
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhei em quase todas as redações de rádio, tevê e jornais de Porto Alegre até me aposentar, em 2005.
Nos blogs CORRECAMINOS e UMA BANDA PELOS ANDES compartilho com os leitores as minhas viagens, geográficas e interiores, e tudo que acho interessante. Escrevo sobre personagens, livros que li e fatos pitorescos, sempre que possível com fotos minhas. .
O título CORRECAMINOS é tirado de um poema exibido por um tocador de realejo da Calle Florida, em Buenos Aires, na década de 1970. Era assim:
"Somos bohemios,
correcaminos,
donde la gente nos mira pasar
brotan sonrisas,
si hubo tristezas,
brotan recuerdos
de tiempos de paz."
A foto dele ilustra o post REALEJOS, uma homenagem a estes cada vez mais raros artistas de rua ainda em atividade no mundo.
2 comentários:
Oh, como subiram os muros!
(muito bom o post! Adoro fotos de viagem no tempo - aqui em Amsterdam eles colocaram algumas, da época da ocupação nazista, nos lugares em que foram tiradas. Podemos olhar pra foto e depois levantar a cabeça e ver como é hoje. Imrpessionante)
Apesar de não ter sofrido a destruição de bombas - a única ameaça de bombardeio, do Palácio Piratini pelo governo federal na Legalidade, foi abortada por um sargento da Aeronática - Porto Alegre seria um excelente cenário para este tipo de viagem ao passado.
Já pensou, espalhar pelo centro da cidade fotos as ruas dos anos 40 para as pessoas verem como uma cidade bonita, charmosa, acolhedora, se transformou no amontoado de caixas de concreto que é hoje?
O pior é que a sanha imobiliária que destruiu o centro - hoje desvalorizado e abandonado - está agora avançando sobre bairros residenciais, sem qualquer impedimento legal ou atenção dos jornais, comprometidos com as incorporadoras e seus anúncios coloridos de novos empreendimentos.
Um abraço oceânico, meu caro!
Postar um comentário