terça-feira, 22 de abril de 2008

SUGAR BLUES*

O açúcar refinado é letal porque fornece apenas aquilo que os nutricionistas descrevem como calorias nuas e vazias - os minerais naturais presentes na cana e na beterraba são retirados no refino. Por isso, o açúcar drena e consome gradativamente as vitaminas e sais minerais do corpo pelas exigências de sua digestão e eliminação.
O equilíbrio é tão essencial a nossos corpos que possuímos diversas alternativas para enfrentar o repentino choque provocado por uma maciça ingestão de açúcar. Minerais, tais como o sódio (do sal), o potássio e o magnésio (dos vegetais) e o cálcio(dos ossos) são mobilizados e utilizados em transmutações químicas. Ácidos neutros são produzidos para tentar equilibrar o fator ácido-alcalino do sangue e fazê-lo voltar ao normal.
A ingestão diária de açúcar produz uma condição continuamente superácida e mais e mais minerais são requisitados para o seu reequíbrio.

Para proteger nosso sangue, tanto cálcio é retirado dos ossos e dentes que surgem cáries e um enfraquecimento generalizado.
Com o passar do tempo, o excesso de açúcar afeta cada órgão do corpo. Inicialmente ele é estocado no fígado, sob a forma de glicose (glicogênio). Como a capacidade do fígado é limitada, o excesso de glicogênio retorna ao sangue sob a forma de ácidos gordurosos. Estes são levados para todo o corpo e estocados nas áreas mais inativas: a barriga e as nádegas.
Todos os alimentos contém energia e mais alguma coisa. Todos os alimentos contém alguns nutrientes, sob a forma de proteínas, carboidratos, vitaminas ou minerais. A sacarose contém apenas energia calorífica. Não é digerida na boca nem no estômago. Passa diretamente ao intestino grosso e aí entra na corrente sangüínea. Cabe ao pâncreas aumentar a produção de insulina para reequilibrar a taxa de glicose do sangue.

Quando o pâncreas, sobrecarregado por por anos e anos de trabalho extra, já não consegue produzir a insulina suficiente, o açúcar fica no sangue. É a diabete.”

GLICOSE NÃO É AÇÚCAR

Glicose é um açúcar encontrado em frutas e vegetais. É um material chave para o metabolismo de todas as plantas e animais. A glicose está sempre presente em nossa corrente sangüínea, e é freqüentemente chamada de açúcar no sangue.
Sacarose é o açúcar refinado feito de cana de açúcar ou de beterraba.
A utilização da palavra açúcar como sinônimo de glicose é um erro. Nosso corpo precisa de glicose, mas não de sacarose. São duas substâncias completamente diferentes.

* Informações do livro

Nenhum comentário: