domingo, 18 de fevereiro de 2024

LITORAL ENCALHADO

 


Ao sair da barra do rio Tramandaí o pesqueiro Litoral  bateu num  banco de areia e adernou. 

Ficou encalhado na praia de Imbé/RS 










Duas semanas depois do naufrágio, o Litoral é posto à venda. 



2/4/2024: cada vez mais tomado pela areia, o barco tem poucas chances de recuperação. 







A forte correnteza do rio e a maré alta arrastaram o barco por cem metros para o norte e ele agora está apodrecendo na praia



Os destroços foram retirados da areia por tratores da prefeitura em outubro.

sábado, 17 de fevereiro de 2024

BOBAGENS

 


Fiz muitas bobagens na vida. Me arrependo de poucas.... 

Na foto, uma delas: fazendo pose sobre um lago congelado de Niágara, Canadá. Desafio à lei da gravidade - e o bom senso. 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

EM BUSCA DO PARAÍSO

 A minha geração queria conhecer o paraíso - sem precisar morrer, claro. E lá íamos nós, de carona, de busão ou com os carros dos poucos amigos e colegas que desfrutavam deste privilégio, mesmo sendo fusquinhas ou Gordinis que muitas vezes nos deixavam na estrada.

Íamos para Garopaba, então um vilarejo de pescadores com um pequeno hotel o do Lobo, e às vezes dormíamos nos barracos dos pescadores, na praia. Mais ao norte do litoral de SC havia outros paraísos, como Bombinhas. Os desbravadores passavam a dica. "Tens que conhecer tal lugar, é o paraíso".

Já depois dos 30, nossos voos eram mais altos: Búzios, no Rio, Arembepe, Porto Seguro, na Bahia, Praia da Pipa, no RN, Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará. 

Todos estes lugares que nos fascinaram foram vítimas do turismo e dos empreendimentos imobiliários. Descaracterizados, perderam o encanto. Os jovens dos anos 70/80 voltam lá agora e encontram lugares urbanizados, com pousadas e hotéis chiques ou bregas, a força da grana destruindo a natureza  e o encanto que um dia tiveram. 

Caraíva está tomado de pousadas. No Arraial d'Ajuda e Trancoso visitantes que chegam de carro são cercados e extorquidos por "cuidadores". A mítica Arembepe tem uma "aldeia hippie" para os turistas verem aqueles bichos raros que descobriram a praia  do século passado.

Já não existem mais aqueles paraísos. 



Porto Seguro, 1984