sábado, 28 de outubro de 2023

THEODOR AMSTAD, SEMEADOR DO BEM

 


Monumento em homenagem ao padre Amstad, na Linha Imperial


O padre jesuíta suíço Theodor Amstad chegou a São Sebastião do Caí em 1885. Tinha 36 anos, e como falava alemão recebeu do vigário a missão de percorrer a região para dar apoio aos colonos que haviam se estabelecido no alto da serra.
Viajando no lombo de burros, chegou a Nova Petrópolis. Os colonos ainda não tinham qualquer estrutura e o apoio do governo era pouco. Amstad se dedicou não apenas ao amparo espiritual, mas a organizar as comunidades. Em 1902 fundou na Linha Imperial, a 10 quilômetros de Nova Petrópolis, a primeira cooperativa de crédito de que se tem notícia no Brasil. A experiência deu certo, e o exemplo foi seguido em outras  35 localidades, como Montenegro e Santa Cruz. O padre semeou também escolas e hospitais. Com uma vitalidade impressionante, chegou a percorrer cinco mil quilômetros por ano, conforme seus biógrafos. 
Faleceu aos 86 anos,  em São Leopoldo, deixando um legado de progresso e bem estar por todos os lugares onde andou. É o Patrono do cooperativismo brasileiro.









No entorno da praça Theodor Amstad, na Linha Imperial, prédios em estilo enxaimel


Avó e neto: prédio da Caixa Rural de Nova Petrópolis,  
embrião do banco Sicredi


Nenhum comentário: