Rapazes fumam baseados na Ciudad Vieja, divertindo-se com o espanto dos turistas que os fotografam. Plantar e fumar maconha não é proibido aos cidadãos uruguaios. A compra de uma quantia considerada como de consumo próprio também será permitida pelo projeto aprovado pelo Congresso, mas ele ainda não foi totalmente regulamentado. Falta definir como será a comercialização, restrita a farmácias autorizadas.
O presidente Tabaré Vazquez não parece, ao contrário do seu antecessor Jose Mujica, ter pressa em facilitar o acesso à droga. Talvez por ser médico, e saber das consequências do seu uso, principalmente entre jovens.
Plantas de canabis sativa decoram a entrada desta loja, a 200 metros do Mercado do Porto. Lá dentro, quase tudo que está exposto é feito com fibras de cânhamo, e o cheiro característico da erva domina o ambiente. Eventualmente o freguês pode ser convidado a compartilhar de um baseado, mas não há o produto à venda.
A maioria dos fregueses são turistas querendo un recuerdo
A partir de 1ª de julho de 2017, cinco meses depois da publicação deste post, a venda de maconha em farmácias foi autorizada.
DA TORTURA AO CONSUMO
O presídio de Punta Carretas, construído em 1910, foi o mais conhecido centro de tortura e assassinato de presos políticos durante a ditadura militar do Uruguai (1973-1985).
O ex-presidente José "Pepe" Mujica, líder tupamaro, passou mais de 10 anos preso nele.
Demolido na década de 1990, restou do presídio apenas a fachada. Ele agora é o mais sofisticado shopping da capital uruguaia.
POR LAS CALLES
Em fevereiro tem carnaval.
Ao ritmo do murgas e candombes, 18 comparsas de foliões desfilaram pelas ruas Carlos Gardel e Ilha das Flores, na Cidade Velha, para um público de 20 mil pessoas, com transmissão ao vivo pelas tevês
Comparada com as cidades brasileiras, Montevidéu é uma cidade segura. Pode-se caminhar sem medo pelas ruas, admirar seus prédios históricos, sentar num café com mesas na calçada.
Mas os táxis, para a segurança dos motoristas, têm uma divisória. Os passageiros ficam no banco de trás, apertados, e sem ar condicionado. O pagamento (só em dinheiro) é feito por uma abertura. E a divisória priva o passageiro de conversar com o taxista.
Os carros, em geral, são antigos e mal conservados.
A exceção é a frota do aeroporto, de confortáveis camionetes Mercedes Benz, com ar condicionado - e sem divisórias.
A exceção é a frota do aeroporto, de confortáveis camionetes Mercedes Benz, com ar condicionado - e sem divisórias.
Um para lixo seco, outro para reciclável.
Já não há mais lugar para os apaixonados colocarem cadeados (para depois jogar a chave fora), em sinal de eterna paixão, na fonte do Facal, o café mais tradicional do centro.
Junto à fonte, dançarinos de tango se apresentam todas as tardes para os frequentadores e para quem passa na avenida 18 de Julho. Numa das mesas, um Gardel de bronze aprecia o bailado.
Na calçada do café Facal, uma estatueta de Ghiggia comemorando o gol que deu o título mundial ao Uruguai, em jogo contra o Brasil na Copa do Mundo de 1950
Caminhar pela avenida 18 de Julho até a Intendência (prefeitura) é uma boa maneira de apreciar Montevidéu. A avenida tem lojas, cafés e belíssimos prédios do início do século passado.
A Intendência, um dos edifícios mais altos da capital uruguaia, tem um elevador panorâmico para levar os turistas até um mirante, de onde se vê toda a cidade.
A programação cultural de Montevidéu é rica, e não pode ser ignorada por quem passa alguns dias por lá. Além do teatro Solis, há o moderníssimo teatro Sodre, na Ciudad Vieja, com espetáculos de música clássica e popular, óperas e dança.
DOMINGO NAS RAMBLAS
Do centro da cidade até o bairro Carrasco, ao norte, são 25 quilômetros de praias urbanas. O banho depende da temperatura do ar e da água do rio da Prata. Mas sempre é possível dar uma caminhada, tomar mate, pescar, relaxar num dos calçadões.
Pocitos, a praia mais frequentada, lembra... Copacabana, claro.
Cadeirantes têm acesso confortável
Katy Perry vivia na rua. Depois de adotada, se revelou uma fã da cantora e ganhou o nome dela. "Ela sempre dança quando ouve uma música da Katy", conta a sua dona e mãe.
Outra curtição da cachorrinha é tomar banho no rio, para depois se aquecer ao sol. Lembranças dos tempos de gaudéria...
Montevidéu. Cidade de onde se parte com vontade de voltar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário