ONDE TODA A NOITE É NATAL
Esta cena se repete todos em todos fins de tarde, nos 85 anos de existência do albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz. São homens e mulheres que não tem onde dormir, estão cansados e famintos. Seja qual for a razão ou o tempo que necessitarão do abrigo, serão recebidos com um banho, jantar, uma cama e, no dia seguinte, café da manhã.
Nestas mais de oito décadas de funcionamento, só uma vez, no final de 2009, o albergue, assim como a creche que atende filhos de famílias carentes, esteve na iminência de fechar.
O Instituto acumulava uma dívida de R$ 90.413,00. A diretoria decidiu apelar para o colunista Paulo Sant'Ana: mandou uma carta relatando o drama que a instituição vivia, e as consequências do fechamento do abrigo para tantas pessoas que tem ali um último recurso para se alimentar não passar a noite na rua.
Sant'Ana publicou a carta em sua coluna no jornal Zero Hora e fez um apelo pedindo ajuda. "Em dois meses a dívida estava paga", conta Eder Cardoso, que naquele ano assumira a direção financeira do Instituto.
Contabilista, Eder reorganizou as finanças e depois, como presidente, comandou a reestruturação do Dias da Cruz.
Para sustentar o abrigo e a creche foram criadas várias formas de contribuição, como os carnês para pagamento com código de barras e depósitos com transferências eletrônicas.
Qualquer doação é valiosa e será aproveitada na manutenção do abrigo e da creche ou para a venda no brechó: roupas, alimentos, material de limpeza e de higiene e tudo aquilo que não é mais usado e ainda tem utilidade.
Fundado em 1907, o Instituto Dias da Cruz, localizado na avenida Azenha, esquina com a Ipiranga, abriu um albergue em 1942. Abriga 62 homens e 38 mulheres todos os dias do ano.
O Instituto oferece atendimento espiritual, vende produtos doados no brechó e tem uma livraria.
Conta com o trabalho voluntário de quase 800 pessoas, e tem 43 funcionários contratados.
A Escola de Educação Infantil Casa do Pequenino dá alimentação e lazer gratuitos para 120 crianças de 4 meses a 6 anos.
Muitas mães, em troca, fazem trabalhos voluntários na instituição.
A caridade é uma das melhores virtudes do ser humano
e um dos princípios básicos de todas as religiões.
Um comentário:
Muito bom ajudar o próximo , ainda mais se esse próximo é um necessitado, como diz a biblia “TUDO QUE FIZESTES A UM DESSES PEQUENINOS, É A MIM QUE FIZESTES”. A caridade é um exelplo a ser seguido, tomara que haja bastantes doações, muit bom post , abraços Isabel
Postar um comentário