A pista asfaltada de 1.500 metros permite a operação de aviões de porte médio.
O terminal de passageiros é confortável, o estacionamento amplo. O Aeroporto Regional de Torres tem todos os equipamentos necessários para pousos e decolagens e uma estação meteorológica. Em julho de 2014 a prefeitura de Torres assumiu a responsabilidade pela manutenção, limpeza e segurança das instalações. Está tudo "nos trinques". Só faltam... passageiros.
Construído pelo governo do Estado e inaugurado pelo governador Antonio Britto em 20 de novembro de 1998, o aeroporto seria uma alternativa ao Salgado Filho, de Porto Alegre, no transporte de passageiros e de cargas, atendendo os municípios do Litoral norte do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina devido à sua excelente localização, na Estrada do Mar, a 12 quilômetros do centro de Torres. No entanto, nunca teve vôos regulares de empresas aéreas.
Este turboélice com capacidade para 50 passageiros não é de uma empresa de aviação. Pertence a uma metalúrgica e ficou estacionado no pátio de manobras durante algumas semanas porque o aluguel custa bem bem menos que no aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre.
Quem mais utiliza o aeroporto é a escola de aviação Realizar, de formação de pilotos para a aviação civil, que funciona desde 2011 ao lado do terminal de passageiros
Pronto há dezesseis anos, o Aeroporto de Torres continua esperando passageiros que justifiquem a sua construção.
Olhar para ele dá saudades dos tempos em que ainda se acreditava num futuro melhor para o Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário