sábado, 22 de novembro de 2008

UM PASSEIO A SÃO JOSÉ DO NORTE





A imponente igreja de São José, em estilo colonial com barroco. Sua construção foi iniciada em 1832 e concluída em 1860..







Você é meu convidado para um passeio visual até São José do Norte, cidade localizada na margem norte do canal de acesso ao único porto de mar do Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, o de Rio Grande. Com tempo bom, é uma viagem de quase uma hora de barco pela Lagoa dos Patos.



Os barcos de passageiros saem do porto velho, situado no centro de Rio Grande, junto ao Mercado Público. Como não há ponte entre as duas cidades, os barcos são a única opção dos moradores.


Estamos chegando a São José do Norte. As torres da Igreja de São José se destacam na paisagem da cidade.

Caminhões e carros são transportados em balsas.



Pela Lagoa dos Patos é possível navegar de Rio Grande até Porto Alegre e admirar paisagens deslumbrantes. Até a década de 1950, havia linhas regulares de barcos de passageiros entre as duas cidades. Depois do asfaltamento da BR 116 até a fronteira com o Uruguai, viajar de ônibus de Porto Alegre a Pelotas e Rio Grande se tornou muito mais rápido, e a hidrovia passou a ser usada apenas para o transporte de cargas.
É uma lástima não haver uma linha de barcos modernos, de alta velocidade, como existe no Rio da Prata entre Buenos Aires, Colônia de Sacramento e Montevidéu (os buquebus) saindo de Porto Alegre com escalas nas principais cidades situadas nas margens do Guaíba e da Lagoa dos Patos - Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, São Lourenço, Pelotas, São José do Norte e Rio Grande.

"Princesa do Mar", um dos barcos que faz a travessia.



Vista do centro da cidade de Rio Grande, a mais antiga do Rio Grande do Sul.

A antiga vila de pescadores mantém a sua característica histórica. Lá os barcos pesqueiros de pequeno porte contam com um refúgio seguro .



Situada na ponta de uma faixa de areia espremida entre o mar e a Lagoa dos Patos, São José do Norte foi fundada em 1811. Tem uma estrada asfaltada que a liga ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul e ao resto do país. A cidade é charmosa e bem cuidada, seus 18 mil habitantes levam uma vida sossegada, e se for preciso ir à vizinha Rio Grande é só pegar a próxima barca.


A pesca na Lagoa dos Patos e no sul do Oceano Atlântico e a agricultura, com grandes plantações de cebola, são as principais atividades econômicas do município.



O azul do céu combina com o verde da água da Lagoa dos Patos, prateada pelo sol. Ao longe, Rio Grande.
Só esta cena já vale o passeio.












Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o post, dá vontade de viajar para conhecer!! Uma sugestão se me permite colocar um mapa, para a gente poder localizar, foi minha primeira curiosidade, apesar da descrição está perfeita, Isabel.