sábado, 28 de junho de 2025

O TEMPERO DA VIDA

 

O que move estas pessoas que escalam montanhas, embarcam de balões com outras 20 pessoas e cometem tantas outras imprudências que às vezes lhes custam as vidas?
Certamente não pensam na possibilidade da aventura não dar certo. Apenas nas selfies que farão, nas histórias que contarão aos amigos, aos familiares, aos filhos, os netos. "Baaaah, escalaste esta montanha? Que massa!".
A maioria das pessoas com que convivi preferiram não se arriscar. Foram bons alunos, profissionais corretos. Não pisaram na bola, não fizeram besteiras. Não encheram a cara e disseram ( e fizeram) o que não deviam. Não escalaram montanhas nem voaram de balão. E, à moda delas, são felizes assim.
Eu escalei uma montanha, voei de balão e fiz um monte de besteiras. Agora, aos 75, sou um cara prá lá de cuidadoso. Não posso mais dar chance ao azar. Mas não me arrependo de nada.
Correr riscos é o tempero da vida.


Aos 22 anos, dando uma banda (de oito meses) nos Andes...

quarta-feira, 18 de junho de 2025

NA ESTRADA

 


BR 290 - free way Porto Alegre-Osório/RS

sexta-feira, 13 de junho de 2025

GRATIDÃO, PALAVRA VÃ

 Há alguns anos, o Lord, nosso cachorrinho, comeu algo que lhe fez mal, muito mal. A veterinária de Imbé disse que nada poderia fazer por ele, e insistiu para o levarmos para uma clínica de Porto Alegre, com maiores recursos. Foi o que fizemos.

Ele foi medicado e se recuperou. Liguei para a dra. Marília para manifestar a minha gratidão por ter salvo a vida do cusquinho.

Surpresa, ela disse: "Tu acredita que foi a primeira vez, em tantos anos de clínica, que me acontece isto?"

Este é apenas um em tantos casos que vejo por aí. A falta de cordialidade, respeito, de consideração, se tornou um comportamento normal. Infelizmente.

Agradecer, pedir desculpas e até mesmo cumprimentar alguém são gestos cada vez mais raros. 

"Gratidão", palavra tão usada nas redes sociais, tem pouco significado nas relações humanas. Especialmente entre os jovens. 




domingo, 8 de junho de 2025