Em pleno mês de abril, temperaturas de mais de até 36 graus e dias ensolarados. Desde 1910, quando começaram as medições do 8º Distrito de Meteorologia, isto ocorreu na região sul do Brasil apenas sete vezes.
No dia 26, tudo mudou. Com chuvas fortes, a temperatura baixou para até 6 graus. À beira da praia do Imbé, litoral do Rio Grande do Sul, a 130 quilômetros de Porto Alegre, apenas aves marinhas.
O sermão da Montanha, ou sermão das bem-aventuranças, é a síntese do cristianismo. Resume a pregação de Jesus Cristo. É considerado o texto mais importante do Novo Testamento, e está no Evangelho de Mateus. Mahatma Ghandi dizia que se toda a literatura ocidental se perdesse e apenas o Sermão da Montanha fosse salvo, nada se teria perdido. Pode ser um exagero, mas nestes tempos de egoísmo, soberba, vaidade, ganância, as palavras de Jesus ecoam com a mesma força do dia em que foram ditas à multidão que o seguia. Mais de dois mil anos depois da passagem de Jesus Cristo pela terra, a humanidade pouco evoluiu. A boa vontade, a compaixão, a humildade, a caridade, a fraternidade e o amor ao próximo parecem cada vez mais raros. O Sermão da Montanha:
Bem-aventurados os pobres de
espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os mansos, porque
herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e
sede de Justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos,
porque encontrarão a misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração,
porque verão a face e Deus. Bem-aventurados os pacificadores,
porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem
perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Devoradoras de mosquitos, as lagartixas são grandes aliadas na luta contra os transmissores de doenças como a dengue. Estas duas moram aqui em casa, e, junto com o óleo de citronela, ajudam a manter os insetos sob controle. Assim como os gambás, também habitantes destes brejos, as lagartixas não são bonitas nem simpáticas - dificilmente alguém teria um bicho de estimação desses -, mas cumprem muito bem o seu trabalho de limpeza.
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalhei em quase todas as redações de rádio, tevê e jornais de Porto Alegre até me aposentar, em 2005.
Nos blogs CORRECAMINOS e UMA BANDA PELOS ANDES compartilho com os leitores as minhas viagens, geográficas e interiores, e tudo que acho interessante. Escrevo sobre personagens, livros que li e fatos pitorescos, sempre que possível com fotos minhas. .
O título CORRECAMINOS é tirado de um poema exibido por um tocador de realejo da Calle Florida, em Buenos Aires, na década de 1970. Era assim:
"Somos bohemios,
correcaminos,
donde la gente nos mira pasar
brotan sonrisas,
si hubo tristezas,
brotan recuerdos
de tiempos de paz."
A foto dele ilustra o post REALEJOS, uma homenagem a estes cada vez mais raros artistas de rua ainda em atividade no mundo.