UMA VÍTIMA DA POLUIÇÃO
Ipanema, uma beleza de praia no rio/lago Guaíba, 18 quilômetros ao sul de Porto Alegre. está nos trinques.Tem ciclovia, calcadão, bares, restaurantes. É tranquila, arborizada. Aos fins de semana, porto-alegrenses de todos os bairros curtem a beira do rio, sozinhos, em família, com os cachorrinhos.
Quem chega de fora certamente vai achar estranho: ninguém entra na água para tomar banho, por mais quente que esteja o dia!
Até a década de 1960, Ipanema era um balneário. Famílias de classe média de Porto Alegre tinham lá os seus chalés de madeira, as mais abastados construíam boas casas na avenida à beira do rio, e nos meses de janeiro e fevereiro fugiam do calor da cidade para se refrescar nas águas rasas e de poucas ondas do Guaíba. Com a construção da autoestrada Porto Alegre-Osório, o litoral ficou acessível, e a orla do rio mudou de perfil. As casas de veraneio foram vendidas, Ipanema tornou-se um bairro de moradores e cresceu.
Córregos antes limpos passaram a receber o esgoto de uma população cada vez maior, lançando suas línguas escuras e malcheirosas em vários pontos da praia. O rio recebe também resíduos industriais e domésticos de toda região metropolitana.
Obras de saneamento tem sido feitas nestas cinco décadas, promessas se repetem a cada administração. A última é de que depois de 2016 a praia estará despoluída e os porto-alegrenses poderão voltar a tomar banho nas águas de Ipanema. Tomara...
COMO NOS TEMPOS DOS AVÓS
Beber água da torneira não é recomendável - mesmo que seja tratada para se tornar incolor e livre de bactérias, sempre resta aquele gosto desagradável de cloro e outros resíduos de produtos químicos. E nunca se sabe se, ao longo da canalização ou nas caixas d'água, não ficou contaminada.
A água mineral, além de cara, tem como subproduto as embalagens de plástico descartáveis e poluentes. O alerta de que algumas marcas de água engarrafada contém um teor de sódio (sal) superior ao recomendável para a saúde aumentou a procura pelos filtros de purificação, que retém os resíduos, as bactérias e o excesso de cloro.
Há vários modelos à venda nos supermercados e ferragens, mas os melhores são os simpáticos filtros de barro, como o da foto. Eles conservam a água pura e fresca mesmo nos dias mais quentes.
Como nos tempos dos nossos avós.
AS ETAPAS DA PURIFICAÇÃO:
1. A água passa por microporos da parede cerâmica da vela localizada na parte superior do filtro
2. Uma camada de prata coloidal reduz bactérias, fungos e outros micro-organismos
3. O carvão ativado da vela reduz odores, sabores e o excesso de cloro da água.
Depois destas três camadas da vela, a água passa para a parte de baixo do filtro, limpa e pronta para ser consumida.
Abandonados, os cães se unem em matilhas e vagam pelas ruas em busca de alimento. Esta turma escolheu uma movimentada esquina de Capão da Canoa, no litoral gaúcho, para uma pausa na luta pela sobrevivência.
Durante muitos anos, a rua de duas mãos da foto acima estava tomada por barraquinhas. Era o camelódromo de Torres. Então, o milagre aconteceu: desde julho, as barracas viraram lojinhas dentro de um prédio construído na esquina da mesma rua. Quando estiver totalmente pronto, o camelódromo terá até área de alimentação. Tudo muito chique, na única praia charmosa do litoral gaúcho.